Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24878

TítuloO ensino da música em regime articulado: projeto de investigação-ação no conservatório do Vale do Sousa
Autor(es)Ribeiro, António José Pacheco
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEducação Musical
Ensino Instrumental em Grupo
Guitarra
Regime Articulado
Music Education
Instrumental Group Teaching
Guitar
Articulated System of Student Attendance
Data13-Jun-2013
Resumo(s)Os projetos pedagógicos das escolas vocacionais de música têm revelado dificuldades de enraizamento nas suas comunidades (nomeadamente, no que concerne às articulações com o chamado ensino genérico) e falta de ambições curriculares diferenciadas capazes de responderem à diversidade da procura. Neste sentido, o presente trabalho de investigação pretendeu questionar o conceito de escola vocacional, assim como testar possíveis redefinições do modelo de ensino da música em regime articulado de frequência e estudar as possíveis vantagens do reforço das articulações pedagógicas do ensino vocacional com o ensino genérico. A Investigação-Ação, enquanto metodologia de pesquisa, corporizou o desenho do estudo e contemplou dois grupos de trabalho: um do ensino vocacional (Conservatório) e outro do ensino genérico da música. Os instrumentos de recolha de dados selecionados incidiram nas grelhas de observação participante, fichas síntese dos sujeitos, registos áudio e vídeo, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados caracterizouse por uma leitura descritiva e interpretativa minuciosa possibilitada pelos diferentes métodos de recolha e ancorada sobretudo no paradigma qualitativo permitindo a interpretação e a obtenção dos resultados finais. Neste contexto, os resultados musicais obtidos pelos dois grupos de trabalho apontam para uma grande semelhança entre si, não sendo possível discriminar através dos registos áudio e vídeo quais os alunos que são do ensino vocacional e quais os alunos que são do ensino genérico. O ensino da música na escola vocacional e na escola genérica encontra-se mergulhado numa ambiguidade profunda e o conceito de escola vocacional de música não se ajusta às manifestações da diferente população escolar. A natureza cíclica da Investigação-Ação proporcionou, a determinada altura do processo, a emergência do ensino da guitarra em grupo como resposta às solicitações e motivações dos grupos de trabalho; por outro lado, a revisão curricular em curso (Portaria nº 691/2009, de 25 de junho) que introduz o conceito de ensino instrumental em grupo na escola especializada de música reforçou a opção por esta metodologia de ensino. Neste sentido, verificou-se um grande interesse, entusiasmo e motivação acrescida pelo ensino instrumental em grupo por ambos os grupos de trabalho, apelando, desta forma, para a consciencialização da necessidade de introduzir novas práticas pedagógicas em ambos os ramos de ensino. Assim sendo, o ensino da música necessita de contemplar estratégias pedagógico didáticas de diversificação dos percursos de aprendizagem em articulação com o ensino genérico, introduzir tipologias musicais mais próximas da identidade dos alunos e possibilitar a todas as crianças a aprendizagem de um instrumento musical, independentemente da opção vocacional futura.
The pedagogical projects of the vocational music schools have demonstrated difficulties in connecting with the local communities (namely in what the articulation with the so called general schools is concerned) and in showing differentiated curricular ambitions that might be an answer to the diverse student population. Taking this facts into consideration, this research project aimed at questioning the concept of vocational school itself, and also at testing possible redefinitions of the model of the articulated system of student attendance . Finally, the project had the goal of studying the advantages of the pedagogical articulations between the vocational schools and the general schools. Action-Research, as a research methodology, gave body to the research project and intentions and contemplated two work groups: one in a vocational school (Conservatory) and the other in a general school. The data collection instruments consisted of participant observation field notes, summary records of the subjects, audio and video registrations, questionnaires and semi-structured interviews. The data analysis and interpretation focused on a detailed descriptive and interpretative reading based on the different data collection methods and centered mostly on the qualitative paradigm. In the context of this research the results obtained by the two work groups showed great similarities, to the point that it was not possible to differentiate the vocational school students from the general school students just by listening or watching the video and audio records. The teaching of music in the vocational schools and in the general schools is involved in deep ambiguities and the very concept of “vocational school” is at stake, since it does not reflect the diverse characteristics of the different student populations that study there. The cyclic nature of Action-Research allowed, at a certain point, for the emergence of the need of instrumental group teaching (guitar) as an answer to the student motivations and requests; on the other hand, the present curricular reform (Portaria nr. 691/2009 of June 25th), which introduces the concept of instrumental group teaching in the vocational or specialized schools reinforced the decision to implement this teaching methodology. As a result, there was a great interest, enthusiasm, and increased motivation for instrumental group learning in both work groups, which calls attention for the need to introduce new pedagogical practices in both school systems. As a conclusion, the system of music teaching needs to consider the use of different pedagogical strategies in order to attend to different student tendencies and curricular paths; it needs also to introduce other musical styles and genres that might be closer to the students’ identity, and to allow every child to learn a musical instrument, independently of his/her future professional choice.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24878
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António José Pacheco Ribeiro.pdf4,03 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO CD PDF.zip3,85 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID