Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24812
Título: | Modelo de negócio para software como serviço : estudo sobre software de gestão para pequenas e médias empresas |
Autor(es): | Soares, Jorge André Neiva |
Orientador(es): | Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Software as a service SaaS ERP Modelos de negócio Business models |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Num mundo onde as tecnologias de informação (TI) tem bastante predominância nos
processos das empresas, é natural que este tipo de tecnologia assuma uma
responsabilidade acrescida nos resultados finais das empresas. Com os ciclos
tecnológicos a ocorrerem em média a cada 15 anos, é fulcral que os fornecedores de
software de gestão acompanhem e se adaptarem aos novos ciclos, adaptando não só o
produto, mas também os modelos de negócio dos mesmos.
Este estudo avalia as características a considerar na definição de um modelo de negócio
para a distribuição de software de gestão sob a forma de serviços. Incide sobre os
componentes gerais de um modelo de negócio e também nas características dos serviços
de software de gestão. É utilizada uma metodologia de estudo predominantemente
quantitativa e exploratória utilizando a técnica de inquérito por questionário que foi
submetido a uma população de 4989 pequenas e médias empresas que se caracterizam
por serem clientes de um dos fornecedores de software de gestão com maior cota de
mercado em Portugal. Obtém-se assim uma amostra representada por 70 empresas que
permitirão retirar conclusões que poderão servir de guia para os fornecedores de
software de gestão que pretendam criar um modelo de negócio para venda de software
de gestão como um serviço. In a world where information technologies (IT) have a very important role on the enterprise processes, it is natural that this type of technologies get an important role on its final results. As the technological cycles occur in about every 15 years, it is very important that software houses keep themselves updated a constantly adapted to the new cycles, changing not only the product, but also its business models. This study evaluates the characteristics that should be considered in the definition of a business model for the distribution of business software as a service. It is focused on the general components of a model and on the characteristics of services of business software. A quantitative and exploratory methodology has been used and the data has been collected using a survey technique which has been submitted to a population of 4989 small and medium enterprises which are clients of one of the most representative suppliers of business software in the Portuguese market. This way, we have a representative sample of 70 enterprises, which allows us to come to conclusions that may serve as a guide for the business software suppliers that are willing to create a business model to sell business software as a service. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24812 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge André Neiva Soares.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |