Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24716

TitleEspaços e materiais lúdicos e de aprendizagem na educação pré-escolar : um contributo para a sua construção e reorganização
Author(s)Gonçalves, Cidália Maria Abreu
Advisor(s)Cunha, António Camilo
KeywordsCriança
Educação de infância
Espaço
Materiais
Child
Childhood education
Space
Materials
Issue date2012
Abstract(s)Este relatório de estágio apresenta uma intervenção pedagógica decorrida ao longo de um semestre em contextos de creche e de jardim-de-infância, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referente ao 2.º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, onde foi abordada a dimensão pedagógica Espaço e Materiais. Ao nível teórico apresentam-se duas questões. A primeira estuda a educação, a criança e o jardim-de-infância/escola. A segunda aborda a organização do espaço e dos materiais como uma dimensão pedagógica fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, uma vez que esta organização pode condicionar os níveis de desempenho e de motivação das crianças no seu envolvimento com os materiais e na escolha das áreas de interesse. Do ponto de vista metodológico é apresentada de forma breve a metodologia de Investigação-ação, por se considerar que é a que se enquadra melhor com o tipo de intervenção realizada nos dois contextos. Ao nível empírico apresenta-se a intervenção levada a cabo nos dois contextos, tendo como principais objetivos: a) promover as escolhas das crianças, ressaltando os seus interesses e necessidades; b) compreender e analisar o modo como as crianças utilizam os espaços; c) perceber a influência que a organização do espaço e dos materiais têm na escolha e no desenvolvimento das atividades por parte das crianças; d) identificar as situações emergentes nas salas de creche e de jardim-de-infância que revelem a aprendizagem das crianças. Por fim, podemos ver algumas considerações finais relativas à importância da dimensão pedagógica trabalhada para o sucesso das aprendizagens das crianças, bem como a forma positiva como as crianças se envolveram no desenvolvimento dos projetos implementados.
This reports presents a pedagogical intervention stage elapsed over a semester in contexts Kindergarten and nursery, within the course of Supervised Teaching Practice referring to the 2 Cycle of Studies of master of Education Preschool where was discussed the pedagogical dimension space and materials. At the theoretical level presents two issues. The first studies the education child and kindergarden/ school. The second deals with the organization of space and materials as a fundamental pedagogical dimension of the learning and development of children, since this organization could influence levels of performance and motivation of children in their engagement with the materials and the choice of areas of interest. From the methodological point of view is presented briefly methodology of action research, on the grounds that are the best fit with the type of intervention performed in two contexts. At the empirical level presents the intervention carried out in both contexts, having as main objectives: a) to promote children’s choices, highlighting their interests and needs, b) understand and smooth how children use the spaces, c) realize the influence that the organization of space and materials are in the chose and development of activities by children, d) identify situations emerging in rooms nursery and kindergarten that reveal children’s learning. Finally, we see some final thoughts on the importance of the pedagogical dimension worked for the success of learning of children. As well as the positive way the children were involved in the development of projects implemented.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24716
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cidália Maria Abreu Gonçalves.pdf
  Restricted access
2,43 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID