Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24711

TitleImportância de um núcleo de estágio de educação física numa escola : perceções da comunidade educativa
Author(s)Pedrosa, Fábio
Advisor(s)Sá, César Augusto
KeywordsProfessores estagiários
Importância do núcleo de estágio
Educação física
Comunidade educativa
Escola
Trainee teachers
Importance of core stage
Physical education
School
Community education
Issue date2012
Abstract(s)A elaboração deste relatório tem como principal objetivo refletir sobre todo o percurso efetuado durante a Prática de Ensino Supervisionada, no papel de professor de Educação Física. Pretende descrever os acontecimentos mais importantes, as funções desempenhadas, as dificuldades sentidas e as estratégias usadas para as ultrapassar. O presente relatório está organizado em quatro áreas: o enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada, a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. É parte integrante do mesmo, uma investigação realizada durante o estágio bem como as conclusões obtidas sobre a importância da existência do núcleo de estágio na escola. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar e tentar compreender qual o impacto do núcleo de estágio de Educação Física na comunidade educativa de uma escola secundária, isto é, compreender a importância do trabalho desenvolvido pelos estagiários de Educação Física e tentar perceber as perspetivas dos diferentes intervenientes da comunidade educativa relativamente a esse mesmo trabalho. Para isso, tivemos a colaboração de sessenta alunos, seis funcionários, quatro elementos da direção da escola e nove professores de Educação Física da Escola Secundária de Vila Verde, no ano letivo 2011/2012. Os instrumentos de recolha de dados aplicados foi o inquérito por questionário e a entrevista. De forma a tratar os dados o mais rapidamente possível, realizámos a quantificação correspondente às perguntas fechadas. Relativamente às perguntas abertas e às entrevistas fizemos uma análise de conteúdo. Os resultados mostram que independentemente dos intervenientes inquiridos, todos manifestaram uma perceção muito clara e positiva quanto à presença e à importância do trabalho desenvolvido pelos estagiários. Ainda como conclusões de caráter mais genérico, foi possível constatar que todos, sem exceção, avaliaram de forma global como boa ou muito boa a importância dos professores estagiários para a escola.
The preparation of this report has as main objective to reflect on the entire course accomplished during the Supervised Teaching Practice, as a teacher of Physical Education. Intended to describe the most important events, the functions performed, the difficulties encountered and the strategies used to overcome them. This report is organized into four areas: the contextual framework of supervised teaching practice, organization and management of teaching and learning, participation in school and community relations. It is an integral part, an investigation conducted during the internship as well as the conclusions reached about the importance of the existence of the core stage in school. The study aimed to identify and try to understand what impact the core stage of physical education in the educational community of a Secondary School, this means, understand the importance of the work done by the trainee teachers of Physical Education and trying to understand the perspectives of different stakeholders in the education community for that same job. For this, we had the collaboration of sixty students, six employees, four members of the school board and nine teachers of Physical Education of Vila Verde Secondary School of the year 2011/2012. The instruments used for data collection was the questionnaire survey and interview. In order to treat the data as soon as possible, we performed quantification corresponding to closed questions. For the open questions and the interviews we did a content analysis. The results show that regardless of the stakeholders interviewed, all expressed a very clear and positive perception about the presence and importance of the work done by the trainee teachers. Even as conclusions of a more generic, it was established that all, without exception, evaluated in general as good or very good the importance of trainee teachers for the school.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24711
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fábio Miguel Araújo Pedrosa.pdf
  Restricted access
1,94 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID