Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24708

TitleA supervisão da formação na empresa Sonae nas modalidades presencial e b-learning
Author(s)Coelho, Paula Cristina Alves Coutinho
Advisor(s)Silva, Bento Duarte da
KeywordsFormação
Avaliação
Supervisão
E/b-learning
Formation
Evaluation
Supervision
Issue date2012
Abstract(s)O relatório de estágio aqui presente pressupõe o 2º ano do mestrado, realização de um estágio académico de âmbito profissional na área da supervisão da formação na Sonae Specialzed Retail – DRH / F&D (Sonae Retalho Especializado – Departamento de Recursos Humanos / Formação e Desenvolvimento), a área de intervenção será neste departamento onde se encontra a Sonae Retail School deste departamento. Com o desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão de cursos nas modalidades de e-/b-learning. Surgue a necessidade da empresa inovar nessa área e chegar a todas as áreas geográficas de forma rápida e eficáz. Como a dimensão geográfica é grande, começar a usar essa modalidade, como por exemplo na parte da formação, é uma estratégia que deve ser ponderada e que auxília imenso a empresa. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade de formação deu lugar à necessidade de avaliar essas mesmas formações, tal como se procede com formações denominadas de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação e supervisão das formações na área do e/b-learning, e mesmo das formações presenciais. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação universal aplicável a todos os cursos e projetos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. No decorrer deste projeto e para a sua realização, as formações de estudo são Prevenção e Socorrismo no Trabalho Sonae (PSTS) em b-learnig e a formação Gestão de Trabalho Diário (GTD) em sala. Apresentar o valor da supervisão à empresa de estudo será o objetivo principal, e demonstrar que seja qual for a área geográfica, nada impede de realizar uma vez que a empresa possui a melhor plataforma do mercado.
This internship report done during the 2nd year of master’s degree in education was prepared during anacademic and professional internship in the field of training and supervision on Sonae RS - DRH F & D (Sonae Retail Specialist - Human Resources Training and Development), the area of this department was Sonae Retail School this department. Technological development and new information and communication technologies and all of the possibilities led to the dissemination of courses in terms of e-/b-learning. There was the need of the company to innovate in this area and reach all geographical areas quickly and effectively. With a large geographic dimension, they started to use these formation modalities with great advantage to the company is a strategy that should be taken in account due to the large benefit to the company. In this context, the demand for higher quality education has led to the need to assess this formations, such as the traditionally formation done in the classroom’s, leads to be development of new supervision models of the methods and the evaluation of the training area and e/b-learning, as well has in the traditional classroom training. The methodologies proposed in the literature review in e/b-learning point-at the impossibility of finding a universal evaluation model that can be validate to all courses and projects of this type given the specificities of each case. In the course of this project and for their realization, the study formations are prevention and 1st aid in the work place – sonae (PSTS - Prevenção e Socorrismo no Trabalho Sonae) in b-learning and training on a Day-to-Day management GTD (gestão de trabalho diário) in the classroom. Besides the value of supervision that occurs in the study company, the main objective is to demonstrate that in any geographical area, nothing prevents the company to provide adequate training because the company has the best market platform.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24708
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Cristina Alves Coutinho Coelho.pdf
  Restricted access
3,28 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID