Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24665

TítuloMediação socioeducativa como espaço de emancipação comunicacional na relação escola-família
Autor(es)Fernandes, Vânia Manuela Vieira
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveMediação socioeducativa
Relação escola-família
Socio-educational mediation
School-family relationship
Data2012
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito do estágio profissional referente ao Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação. Este projeto incidiu especialmente na escola sede de um agrupamento do Distrito de Braga, tendo como destinatário a comunidade escolar correspondente. A mediação escolar é ainda uma área de intervenção pouco conhecida o que, entre outras razões, leva a algum desinteresse, ou até resistência à sua implementação em contextos escolares. Tendo em conta, por um lado, o desconhecimento, mas também, o interesse em incrementar esta área de intervenção, mostrou-se desafiante a implementação de um Projeto de Mediação Socioeducativa com incidência no desenvolvimento de ações de mediação cujo objetivo integrou a melhoria da comunicação na relação escola-família. Partindo do ponto de vista da Mediação Socioeducativa, considera-se que a escola, enquanto instituição com importância na formação de futuros cidadãos, deve mostrar-se capaz de organizar a comunidade escolar com vista ao desenvolvimento de cidadãos, através de uma relação próxima com a família. A comunicação entre a escola e a família merece ser destacada como parte integrante de uma formação e preparação de futuros cidadãos responsáveis, acompanhados e que atribuam importância devida às instituições escola e família. Deste modo, a principal finalidade deste projeto foi proporcionar um ambiente gerador de confiança e melhoria comunicacional na relação entre a escola e a família. É tendo como ponto de partida esta finalidade que, o título desta investigação/intervenção A Mediação Socioeducativa como espaço de emancipação na relação escola-família é o pilar central de toda a intervenção, na medida em que se procurou desenvolver atividades que contemplassem uma atmosfera de proximidade e participativa entre os representantes da escola e os da família.
This report comes under the traineeship for the Master of Education, specialization in Mediation and Supervision Training. This project focused especially at a school head office of a group of Braga District, taking as a point of study the school community The socio-educational mediation is still a little known area of intervention which, among other things, leads to a lack of interest, or even resistance to the implementation in the school environment. Taking into account, on the one hand, the ignorance, but also the increasing interest in this area of intervention, proved challenging to implement a socio-educational mediation project focusing on developing actions aimed mediation included the improvement of the relationship school-family. From the point of view of socio-education mediation, it is considered that the school as an institution of importance in the formation of future citizens must show itself capable of organizing the school community for the development of people through a close relationship with family. The school-family relationship deserves to be highlighted as part of training and preparing future responsible citizens, and followed that attribute importance due to school and family institutions. Thus, the main purpose of this project was to provide an environment conducive to trust and improved relations between the school and family. It is taking as a starting point for this purpose that the title of this research/intervention Socio-educational mediation as a space of emancipation in school-family relation is the central point of any intervention to the extent that activities intended to develop an atmosphere next to contemplate and participating between representatives of the school and family.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24665
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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