Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24657

TitleAs ideias dos alunos sobre a Idade Média e a geomorfologia da costa portuguesa : a sua importância na aprendizagem da História e Geografia
Author(s)Fernandes, Isabel Maria Oliveira
Advisor(s)Melo, Maria do Céu
KeywordsConhecimento tácito
Conceções alternativas
Progressão das ideias
Mudança conceptual
Alunos
Tacit knowledge
Alternative conceptions
Progression of ideas
Conceptual change
Students
Issue date2012
Abstract(s)No presente relatório pretendemos apresentar um projecto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto real de aprendizagem nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e Geografia A. Nele expomos sua conceção, implementação e avaliação dirigida a alunos de duas turmas do 10º ano de escolaridade, uma a frequentar o Curso Artístico Especializado em Teatro e Interpretação, e outra no curso de Ciências Socioeconómicas. Elegemos como tema o estudo das ideias de natureza tácita e alternativa na compreensão de conceitos históricos e geográficos. Com ele procurou-se encontrar respostas paras as seguintes questões: Quais são as ideias tácitas que os alunos manifestam sobre o contexto social, económico e arquitetónico vivido na Idade Média? Quais são os conhecimentos históricos resultantes de um processo de aprendizagem orientado para a evolução conceptual? Quais são as conceções alternativas manifestadas pelos alunos acerca da geomorfologia da costa portuguesa? Quais são os conhecimentos geográficos resultantes de um processo de aprendizagem orientado para a evolução conceptual? Ciente de que avaliação sistemática das aprendizagens é fundamental no processo ensino e aprendizagem, este projeto compreendeu dois momentos principais (antes e após o estudo dos temas). No momento inicial procedeu-se à recolha das ideias dos alunos a partir de um questionário, e no segundo momento, tendo por base o mesmo questionário pretendeu-se “prospetar” a progressão das ideias dos alunos com vista a uma evolução conceptual. Mediante os resultados obtidos, cremos que os alunos trazem para a escola ideias fruto do seu meio social e cultural, acreditamos também que estas influenciam o próprio processo de aprendizagem, tornando-se por vezes muito resistentes à mudança. Foi nosso intento perceber esta complexa realidade assente na importância das ideias/conceções dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem e na avaliação da evolução conceptual dos alunos, assim como, perceber a necessidade do professor valorizar as ideias dos alunos utilizando-as como ponto de partida para a definição das suas próprias estratégias pedagógicas de forma a contribuir para que o ensino tenha mais sentido e seja mais significativo para o aluno.
With the present report we aim to present a project of pedagogical intervention in real learning context in the subjects of História da Cultura e das Artes and Geografia A. In it we show its conception, implementation and evaluation – directed to students of two classes in the 10th grade, one of the Curso Artístico Especializado em Teatro e Interpretação, and another in the curso de Ciências Socioeconómicas. The theme chosen was the study of ideas of tacit and alternative ideas in the understanding of historical and geographical concepts. With this theme in mind, we tried to find answers for the following questions: What are the tactical ideas that students show about social, economical and architectural context experienced in the Middle Ages? What is the historical knowledge that results from a process of learning directed to conceptual evolution? What are the alternative conceptions students show about the geomorphology of the Portuguese shore? What is the geographical knowledge that results from a process of learning directed to conceptual evolution? Aware that systematical evaluation is a central point in the process of teaching and learning, this project develops itself around two main moments (before and after the study of the themes). Initially students’ ideas were collected through a questionnaire and afterwards, having the same questionnaire as basis, we tried to predict the progression of the students’ ideas in relation to conceptual evolution. The results we gathered led us to consider that students bring to school ideas from their social and cultural background, and that these influence their own learning process, making them at times resistant to change. We tried to understand this complex reality based on the importance of the ideas and conception’s of students about teaching and learning and assessment of students' conceptual development, as well as understand the need of the teacher to value of the ideas of students using them as a point starting to define his own teaching strategies, so that learning makes more sense and is meaningful for the student.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24657
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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