Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24653
Título: | Mediação: uma estratégia - ferramenta potenciadora das inter-relações |
Autor(es): | Fonseca, Ana Marta Pinto Oliveira da |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Mediação Contexto educativo não-formal Relação escola-família Mediation Non-formal educational contexts Relationship school- family |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A mediação tem vindo a adquirir, ao longo dos últimos tempos, um crescente relevo,
alargando o seu âmbito de ação a novos contextos, nomeadamente ao contexto educativo.
Numa abordagem a um contexto educativo não-formal, uma escola de artes, e a um domínio
específico, o ensino do Ballet, procurou-se neste trabalho estabelecer um processo de mediação
entre a instituição e as famílias dos alunos no sentido de identificar dificuldades e promover a
sua superação.
Num estudo de natureza quantitativa, baseado num inquérito por questionário, foi possível
detetar um elevado grau de satisfação das famílias dos alunos em relação à instituição que estes
frequentavam, bem como identificar as suas representações e expectativas sobre uma atividade
artística, da qual se espera a promoção e desenvolvimento, naqueles que a frequentam, de um
conjunto de competências, valores e atitudes que se projetam muito para além do desempenho
nesse domínio. The Mediation has recently been acquiring an increasing importance and is being adopted in the context of many domains, including Education. Approaching a non-formal educational context (a school of arts), and a specific artistic activity (the Ballet), this study aimed at the development of a mediation process between the school and the students’ families, in order to identify any problems in their relationship and contribute to solve them. This study, based on quantitative methods, enabled us to detect a high degree of satisfaction towards the school and its services; it also enabled the identification of families’ conceptions and expectations about Ballet. This is seen as an activity that promotes skills, attitudes and values that go beyond students’ performance in such activity itself. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24653 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Ana Marta Pinto Oliveira da Fonseca.pdf Acesso restrito! | 841,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |