Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24623
Título: | O texto expositivo-argumentativo e a expressão de conhecimento através da escrita |
Autor(es): | Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão Curado, Ana Lúcia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório é o resultado final de um ano de estágio curricular integrado
no Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas. Como o título deixa antever
o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o ensino da escrita na aula de
Português, concretizado em atividades de produção do texto expositivo-argumentativo
tendo em vista a expressão de conhecimento.
A escolha do tema deste trabalho resulta de o facto de ter observado, durante o
período de observação de aulas, que, os alunos apresentavam dificuldades relativamente
à escrita.
Este relatório de estágio é composto por duas partes: uma parte teórica, em que se
procede a uma contextualização da escrita, do texto expositivo-argumentativo) e da obra
literária Felizmente Há Luar!, cujo estudo enquadrou a concretização do projeto de
intervenção; e uma parte prática, em que se procede à contextualização do trabalho e de
descrevem as atividades desenvolvidas tendo em vista desenvolver as competências dos
alunos no que respeita às suas produções escritas. O relatório termina com a avaliação
do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos. This present report describes the work developed during the pre-service teacher training period. This is part of the Portuguese and Classical Languages Teacher Training Master Programme. We describe the development of a project aiming at the development of students’writing skills, focused on the expository-argumentative text and its role in academic knowledge expression. The choice of this topic emerged from the identification of students’ writing problems and difficulties. This report has two parts. In the first part, we present the theoretical ground in which we based our work. In the second part, we describe the development of the project: we describe the teacher training context and the activities performed in order to enhance students’ skills when writing expository-argumentative texts; we also evaluate the results of our work based on the analysis of students’ written products. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24623 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Manuela da Silva Pinheiro.pdf Acesso restrito! | 6,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |