Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24623

TítuloO texto expositivo-argumentativo e a expressão de conhecimento através da escrita
Autor(es)Pinheiro, Cláudia Manuela da Silva
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Curado, Ana Lúcia
Data2012
Resumo(s)O presente relatório é o resultado final de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas. Como o título deixa antever o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o ensino da escrita na aula de Português, concretizado em atividades de produção do texto expositivo-argumentativo tendo em vista a expressão de conhecimento. A escolha do tema deste trabalho resulta de o facto de ter observado, durante o período de observação de aulas, que, os alunos apresentavam dificuldades relativamente à escrita. Este relatório de estágio é composto por duas partes: uma parte teórica, em que se procede a uma contextualização da escrita, do texto expositivo-argumentativo) e da obra literária Felizmente Há Luar!, cujo estudo enquadrou a concretização do projeto de intervenção; e uma parte prática, em que se procede à contextualização do trabalho e de descrevem as atividades desenvolvidas tendo em vista desenvolver as competências dos alunos no que respeita às suas produções escritas. O relatório termina com a avaliação do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos.
This present report describes the work developed during the pre-service teacher training period. This is part of the Portuguese and Classical Languages Teacher Training Master Programme. We describe the development of a project aiming at the development of students’writing skills, focused on the expository-argumentative text and its role in academic knowledge expression. The choice of this topic emerged from the identification of students’ writing problems and difficulties. This report has two parts. In the first part, we present the theoretical ground in which we based our work. In the second part, we describe the development of the project: we describe the teacher training context and the activities performed in order to enhance students’ skills when writing expository-argumentative texts; we also evaluate the results of our work based on the analysis of students’ written products.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24623
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Manuela da Silva Pinheiro.pdf
Acesso restrito!
6,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID