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TitleFormação docente e cidadania : políticas dinâmicas e processos de formação docente
Author(s)Pinto, Eugénia Maria de Morais Pereira
Advisor(s)Silva, Eugénio Alves da
KeywordsProfessores
Formação
Formação profissional
Educação de adultos
Educação / formação ao longo da vida
Cidadania
Centro de formação
Teachers
Formation
Professional development
Adult education
Lifelong education
Citizenship
Learning centre
Issue date2012
Abstract(s)Este trabalho centra-se no estudo da formação contínua de professores, tendo como principais objetivos: a) contribuir para a compreensão da problemática da formação para a cidadania à luz do paradigma da educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida, b) clarificar a pertinência da formação enquanto conceito e proposta de educação e formação de adultos e, c) fornecer pistas para o desenvolvimento de políticas, dinâmicas e processos de formação docente no contexto da cidadania. Tendo em conta as fontes teóricas, autores e correntes disponíveis, foi desenvolvida uma abordagem multidisciplinar para procurar compreender a formação docente a partir dos enquadramentos teóricos e concetuais existentes. Da mesma forma, este trabalho procura enquadrar a formação docente nos vários contextos institucionais ao nível nacional, a administração central que, através de leis, diplomas e regimentos que publica, delimita o espaço da formação docente; os centros de formação de agrupamentos de escolas que são quem operacionaliza, as próprias escolas e, por fim, os docentes, que são a parte mais importante neste processo. A investigação de natureza qualitativa recorreu à análise de conteúdo de fontes documentais escritas - os contributos do diretor e colaboradores do centro de formação de um agrupamento de escolas e das suas propostas formativas. Procurou-se, desta forma, dar visibilidade e compreensibilidade às práticas e experiências existentes no contexto português, contribuindo para caracterizar e compreender a formação docente virada para a problemática da cidadania na conjuntura atual. A partir da pesquisa realizada é possível identificar um conjunto de abordagens do conceito de formação docente e da cidadania e fornecer pistas de articulação e comunicação entre os diferentes atores. Como conclusão, reconhecemos a necessidade de contextualizar o(s) conceito(s) de formação docente contínua e da formação para a cidadania na procura de novos horizontes formativos e respostas educativas mais orientadas para uma cidadania ativa e reflexiva.
This essay focuses mostly on the study of the ongoing processes of learning that teachers attain throughout their career, having as prime objectives: a) to contribute to the understanding of citizenship development, with respect to adult education and lifelong learning, b) to clarify the pertinence of professional development as a concept and as a proposal of adult education, and, c) to incite ideas concerning the possible progress of new politics, dynamics and teachers’ professional development within the context of citizenship. With the theoretical sources, authors and trends available, a multi-curricular approach was implied in order to try and understand teachers’ development scenario in the actual theoretical frameworks. In parallel, this essay seeks to also fit teacher development in several institutional perspectives within national level, like the government, with its centralized administration laws and rules that encircles the teachers learning centre; the learning centre’s that since 2008 are responsible for a much bigger number of schools, who to make it works, the schools of all levels and, finally, the teachers the most important part within this matters. The qualitative investigation appealed to the analysis of written documented sources – the contributions of the director and collaborators of the learning centre of a grouping of schools and their adult learning plans. The work seeks to enlighten the practices and experiments within the Portuguese society, in order to better portray and understand teacher professional development within the setting of citizenship, nowadays. From the research that was carried, it is possible to identify a set of main ideas within the concept of teacher development and to path new forms of articulation and communication between the different authors. To conclude, we recognize the need to synchronize the concepts of continuous teacher development and citizenship education and learning in the search for new horizons of teacher formation, in order to attain new perspectives that are more focused into active and reflexive citizenship.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24518
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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