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TitleAssociação entre a aptidão cardiorrespiratória e o desempenho académico quanto ao généro : um estudo em crianças de uma escola pública
Author(s)Freitas, Helder
Advisor(s)Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsEducação física
Saúde
Aptidão cardiorrespiratória
Desempenho académico
Physical education
Health
Cardiorespiratory fitness
Academic performance
Issue date2012
Abstract(s)O objetivo deste relatório é retratar o meu processo de formação individual, que foi basicamente conduzido pela reflexão e evolução à qual estive sujeito durante este ano de estágio como professor de Educação Física. Este relatório aborda o enquadramento contextual, a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade educativa. Em cada área são referidas todas as competências, as dificuldades e estratégias de resolução adotadas. Será realizada também uma breve contextualização para orientar as opções e decisões efetuadas durante o ano letivo. É parte integrante deste relatório uma investigação levada a cabo durante o percurso de estágio, apresentando a associação da aptidão cardiorrespiratória e o desempenho académico, verificando se há diferenças quanto ao género. São vários os estudos que apontam para os benefícios de uma boa aptidão cardiorrespiratória em crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo foi caracterizar a aptidão cardiorrespiratória e o desempenho académico e ainda verificar se existe associação entre estas variáveis. A amostra é constituída por 226 crianças (105 meninas e 121 rapazes) sendo a idade média de 13 anos. Os resultados mostraram que apenas 41,2% da amostra se situa na zona saudável ou acima, no teste “vaivém”, sendo as meninas as que mais se situam neste nível. Verificou-se uma associação positiva e estatisticamente significativa entre a aptidão cardiorrespiratória e o desempenho académico, ou seja, o Vo2 máx associou-se positivamente ao desempenho académico, independentemente do estatuto socioeconómico, perímetro da cintura ou género.
The objective of this practicum report is to portray my process of individual training, which basically leaded to my reflection of development during this practicum year as a teacher of Physical Education. This report presents the contextual framework, organization and management of teaching and learning, participation in school and community relations. In each area are listed all the skills, the difficulties and the coping strategies. It also holds a brief background to guide the choices and decisions made during the school year. The last chapter reports an investigation carried out during the practicum, it presents the association of cardiorespiratory fitness and academic performance, verifying the gender differences. The health-related benefits of cardiorespiratory fitness in children and adolescents are well described in the scientific literature. The objective of this study was to characterize the level of cardiorespiratory fitness and academic performance and to determine the association between these variables, with a sample of 226 children (105 girls), verifying gender differences. The results showed that 41.2% of the sample was in the healthy zone or above in the 20m shuttle and run test, girls appeared in higher percentage in this level than boys. A positive and statistically significant association between cardiorespiratory fitness and academic performance was observed, meaning that VO2 max was positively associated with academic performance, regardless of socioeconomic status, waist circumference or gender.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24490
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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