Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24484
Título: | A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de matemática |
Autor(es): | Larsen, Carla Cristina Rocha Gomes |
Orientador(es): | Viseu, Floriano |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este estudo visa analisar o contributo da Web nas atividades de aprendizagem de Matemática de
alunos de duas turmas do 10.º ano, tendo como finalidades melhorar a visão que os alunos têm da
Matemática, promover aprendizagens mais significativas; proporcionar experiências de aprendizagem
mais atrativas e motivadoras; e promover o desenvolvimento de competências que permitam aos
alunos aprender ao longo da vida.
Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que procura responder às seguintes questões: (1)
Como usar os recursos e ferramentas disponíveis online para envolver o aluno na construção do seu
conhecimento matemático? (2) Qual a aceitação, por parte dos alunos, das estratégias de ensinoaprendizagem
que envolvem a Web e qual o seu impacto? (3) Que competências poderão desenvolver
os alunos do 10.º ano na utilização da Web nas suas atividades de aprendizagem na disciplina de
Matemática? (4) Que dificuldades e exigências se colocam ao professor de Matemática para
implementar estratégias baseadas na Web? Para dar resposta a estas questões, recorreu-se a
diferentes métodos de recolha de dados: questionários; observação participante; análise documental e
entrevistas.
Como estratégias de ensino-aprendizagem, realizou-se uma WebQuest para a consolidação e aplicação
de conhecimentos de geometria analítica, recorreu-se à exploração de applets para o estudo da função
quadrática e a um trabalho de pesquisa na Web para a aprendizagem autónoma, pelos alunos, de
vários tópicos do tema Funções. Todos estes recursos e tarefas estiveram acessíveis aos alunos
através de um site, proporcionando-lhes a oportunidade de acederem novamente aos recursos
utilizados nas aulas para os explorarem ao seu ritmo. O esclarecimento online de dúvidas, via
Facebook ou email, alargou, igualmente, a possibilidade de os alunos receberem apoio personalizado.
Estas estratégias receberam uma boa aceitação por parte dos alunos e tiveram um impacto positivo
nas suas aprendizagens, constituindo oportunidades para o desenvolvimento de competências que
lhes permitem aprender ao longo da vida. Para implementar estas estratégias baseadas na Web, o
professor depara-se, frequentemente, com problemas técnico-logísticos e exige-se-lhe formação sobre
tecnologia e a sua integração pedagógica na sala de aula. This study analyzes the contribution of the Web in the math learning activities of students from two 10th grade classes, with the aims to improve the vision that students have of mathematics, to promote more meaningful learning, to provide more attractive and motivating learning experiences and to promote the development of skills that enable students to learn throughout life. This is a qualitative investigation that seeks to answer the following questions: (1) How to use the resources and tools available online to engage students in building their mathematical knowledge? (2) What is the acceptance, by the students, of the teaching-learning strategies involving the Web and what is their impact? (3) What skills could the 10th grade students develop using the Web in their learning activities in Mathematics? (4) What difficulties and demands does the mathematics teacher face to implement Web-based strategies? To answer these questions, we used different methods of data collection: questionnaires, participant observation, document analysis and interviews. As teaching and learning strategies, there was a WebQuest for consolidation and application of knowledge about analytic geometry, exploitation of applets for the study of quadratic function and a Web search task for independent learning, by students, of various topics from theme functions. All these resources and tasks were accessible to students through a website, providing them the opportunity to access the resources used in class to explore them at their own rate. The online clarification of doubts, by Facebook or email, extended also the possibility for students to receive personalized support. These strategies were very well received by students and had a positive impact on their learning, providing opportunities to develop skills that enable them to learn throughout life. To implement these Web-based strategies, a teacher often faces technical and logistical problems and it is required training on educational technology and its integration in the classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24484 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Cristina Rocha Gomes Larsen.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |