Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24393

TitleEfeito combinado da aptidão cardiorrespiratória e da obesidade na pressão arterial em crianças do 7º ano de escolaridade
Author(s)Marques, Sónia Manuela
Advisor(s)Santos, Rute
KeywordsEstágio profissional
Educação física
Saúde
Pressão arterial
Aptidão cardiorrespiratória
Obesidade
Professional practicum
Physical education
Health
Blood pressure
Cardiorespiratory fitness
Obesity
Issue date2012
Abstract(s)A elaboração do presente documento através da reflexão e conhecimento, procura evidenciar as diferentes áreas de desempenho. O Estágio Profissional (EP) decorreu numa escola básica dos 2º e 3º ciclos de ensino em Braga, sendo o núcleo de estágio constituído por dois elementos. Todo o processo de desenvolvimento e formação foi acompanhado e orientado por duas professoras, um mais presente na escola (Professora Cooperante) e outra na Universidade (Professora Supervisora). Este documento encontra-se subdividido em quatro capítulos: o primeiro capítulo designado de “Enquadramento Contextual da Prática de Ensino Supervisionada”, é constituído por um curto enquadramento pessoal bem como as expetativas pessoais para esta última fase de formação. Neste capitulo é também feita uma pequena caraterização da escola e da turma em que lecionei; no segundo capítulo é descrita a “Realização da Prática de Ensino Supervisionada” dividida em três áreas: Área 1- Intervenção Pedagógica no Processo de Ensino-Aprendizagem: Planificação, Organização e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem, Área 2 – Participação na Escola e Relação com a Comunidade Educativa, sendo que o ato reflexivo foi a base de apoio à conceção destas duas áreas, e Área 3 – Formação e Investigação Educacional em Educação Física onde é apresentado o projeto de investigação que tem por tema o “Efeito combinado da aptidão cardiorrespiratória e da obesidade na pressão arterial em crianças do 7º ano de escolaridade”. Neste trabalho ficou evidente que os rapazes têm níveis superiores de aptidão cardiorrespiratória e inferiores de tensão arterial , os sujeitos aptos com peso normal apresentavam uma tensão arterial sistólica mais favorável do que os não aptos com excesso de peso; no último capítulo, nas “Considerações Finais” é realçada a importância desta primeira experiência realizada em contexto real de ensino, na escola, para o processo de formação do professor.
The practicum took place in a 2nd and 3rd level school of the district of Braga, Portugal, the results of which are presented in the present report. The practicum was supervised both by a school teacher (Cooperant Teacher) and by a University professor (Supervisor). The results of this practicum are given in the present report, with particular emphasis to the goals achieved and the whole process of acquisition of knowledge and professional performance. This document is divided in four chapters. The first one, entitled “Contextual framework of supervised teaching” gives a biographical sketch and points out the goals expected. It also gives a brief description of the school and the class in which I did my practicum. The second chapter describes the activities during this period of supervised teaching. Three areas were covered: (i) Pedagogical intervention: planning, organization and management of the learning-teaching process; (ii) Participation in the school activities and relationship with the educational community; (iii) Learning and Research in physical education. The third chapter gives the results of a research project entitled “The combined effect of cardiorespiratory fitness and obesity on blood pressure levels in Portuguese children of the 7th grade” are given. In the studied population, boys showed higher cardio-respiratory fitness and lower blood pressure levels. Individuals considered fit and with normal weight showed a better systolic pressure level than those unfit and overweighed. The last chapter summarizes the conclusions of the whole practicum process, stressing the importance, for the overall learning process of the future teacher, of this first teaching experience in real school context.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24393
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sónia Manuela Marques.pdf
  Restricted access
1,82 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID