Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24263

TítuloOrganização familiar e práticas educativas: impacto nas relações parentais negligentes
Autor(es)Silva, Carla Manuela Capela Gomes Dias da
Orientador(es)Martins, Paula Cristina
Palavras-chaveNegligência
Estrutura familiar
Coesão
Hierarquia
Práticas educativas
Negligence
Family structure
Cohesion
Hierarchy
Educational practices
Data2012
Resumo(s)A família é o primeiro ambiente vivenciado pelas crianças e onde se inicia o processo de socialização (Cecconello, 2003), tornando-se relevante a compreensão da natureza das relações familiares. Para tal, é necessário que se reconheça a interdependência de papéis e funções de cada membro. A coesão (proximidade emocional) e a hierarquia (estrutura de poder) são vistas como duas dimensões básicas que descrevem a estrutura familiar, sendo o funcionamento familiar adequado promovido por uma relação próxima entre os membros (coesão alta) e um poder moderado dos pais sobre os filhos (hierarquia média). Porém, as famílias negligentes tendem a possuir uma estrutura familiar distinta da que acima se descreveu, e os pais, habitualmente, descuram das suas responsabilidades parentais, dando menos uso àquilo que Jouriles e Farris (1992) consideram ser uma disciplina efetiva. Assim, o objetivo desta dissertação passa por analisar o impacto da organização e estrutura familiar, bem como do tipo de práticas educativas utilizadas pelos pais nas relações parentais negligentes. Para dar seguimento ao estudo, contamos com a participação de 59 famílias negligentes que perfizeram um total de 118 participantes (59 pais e 59 filhos). Os instrumentos utilizados foram: o IPE, o FAST e o Questionário de avaliação do mau trato, negligência e abuso sexual. Os resultados revelam que existe um padrão em termos da estrutura familiar das famílias negligentes participantes, verificando-se que apresentam uma estrutura familiar desequilibrada que, não obstante, consideram próxima da representação de família ideal, o que evidencia a diferença de perceções entre estas famílias e os técnicos psicossociais, com implicações ao nível da intervenção neste domínio. As práticas educativas que as famílias identificam como suas – práticas educativas adequadas - não parecem caraterizar apropriadamente o seu funcionamento parental negligente, o que pode corroborar a diferença da autoperceção destas famílias ou decorrer de uma perspetiva defensiva ou de conformidade e desejabilidade social.
Family is the first environment experienced by children and it is where the process of socialization begins (Cecconello, 2003) and the comprehension of the nature of family relationships becomes relevant. As such, it is necessary to recognize the interdependence of the roles and functions of each member. Cohesion (emotional proximity) and hierarchy (structure of power) are seen as the two basic dimensions that describe the family structure and the adequate family functioning promoted by a close relationship between the members (high cohesion) and a moderated power of parents over children (medium hierarchy). However, negligent families tend to possess a different family structure than described above, and the parents, usually, run away from their parental responsibilities, giving less use to what Jouriles and Farris (1992) consider to be an effective discipline. So, the objective of this dissertation is to analyze the impact of family organization and structure, as well as the type of educational practices used by the parents, in negligent parental relationships. For our study, we had 59 negligent families participating, with a total of 118 participants (59 parents and 59 children). The instruments used were: IPE, FAST and the questionnaire of evaluation of bad treatment, negligence and sexual abuse. The results reveal there is a pattern in terms of the family structure of the participating families, verifying that they present an unbalanced family structure that they, notwithstanding, consider to be close to the representation of an ideal family, which evidences the difference in perceptions between these families and the psychosocial technics, with implications regarding intervention in this domain. The educational practices the families identify as their own – adequate ones – do not seem to characterize appropriately their negligent parental functioning, which might corroborate the difference of the self-perception of these families or incur from a defensive perspective or of social conformity and desirability.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Justiça)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24263
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Manuela Capela Gomes Dias da Silva.pdf
Acesso restrito!
1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID