Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/24192

TítuloA abordagem da temática da dissolução no ensino básico através de uma estratégia do tipo "Prevê - Observa - Explica - Reflete"
Autor(es)Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Data2013
Resumo(s)O presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada, no Conservatório de Musica Calouste Gulbenkian de Braga no 1º e 2º ciclos do ensino básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Após a observação do contexto ao nível da sala de aula; e mais concretamente nas aulas de estudo de meio e ciências naturais, foi assumido como objetivo principal analisar a eficácia de atividades laboratoriais do tipo P.O.E.R., na área das ciências, nomeadamente na temática da “dissolução”. Assim, através de atividades experimentais no âmbito da dissolução foi dada a possibilidades às crianças de fazerem previsões, de realizarem experiências para poderem confrontar as suas ideias, e por fim de explicarem e refletirem sobre o que observaram. No presente relatório serão igualmente referidas algumas abordagens teóricas de diferentes autores sobre a temática da intervenção, e far-se-á uma reflexão final de todo o relatório.
This report comes as a result of the project developed during practice teaching supervised at the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian of Braga in the 1st and 2nd cycles of basic education within the Master Degree in Teaching of 1st and 2nd cycles of basic education. After observing the context in terms of the classroom, and more specifically in the study of natural sciences, was assumed as main objective to analyze the effectiveness of laboratory activities such as "expect-observe-explain-deduce" (E.O.E.D.), in science, in particular the theme of "dissolution." Thus, through experiential activities within the dissolution was given the possibilities for children to make predictions, to carry out experiments in order to confront their ideas, and to explain and reflect on what they observed. In this report will also be referred some theoretical approaches of different authors on the issue of intervention, and will be done a final reflection of the entire report.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24192
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Isabel da Cunha Silva Ferreira.pdf4,59 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis