Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24184

TitleA importância dos documentários como recurso na aprendizagem de História e da Geografia : um estudo com alunos do ensino secundário
Author(s)Silva, Bernardino Joaquim Duarte da
Advisor(s)Melo, Maria do Céu
KeywordsAprendizagem
Documentário
Geografia
História
Linguagem audiovisual
Learning
Documentary
Geography
History
Audiovisual language
Issue date2012
Abstract(s)O presente Relatório de Estágio enquadra-se no Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada desenvolvido no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de “Mestre em Ensino de História e Geografia no 3° Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário”, no Ano Letivo de 2011/2012, pela Universidade do Minho. O presente estudo desenvolveu-se no ambiente real da sala de aula, de acordo com a abordagem construtivista do ensino e da aprendizagem da História e da Geografia, e pretendeu analisar a perceção dos alunos e professores acerca das funções e usos didáticos dos documentários. Através da visualização de um conjunto de documentários, enquadrados nos conteúdos programáticos das disciplinas, e o posterior preenchimento de um questionário de análise pretendeu-se averiguar qual a importância atribuída por professores e alunos às funções e finalidades de uso dos documentários como recurso de aprendizagem, nas disciplinas de História e de Geografia. Para responder à questão de investigação formulada optamos pelo desenho de pesquisa do tipo estudo de caso, nomeadamente, a análise de duas turmas do Ensino Secundário da Escola Alberto Sampaio, na cidade de Braga: uma turma de História da Cultura e das Artes, do 1º ano de Escolaridade do Curso de Ensino Profissional de Teatro, e numa turma de Geografia A, do 10º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas. Atendendo ao paradigma construtivista da aprendizagem procuramos refletir sobre a dupla função do documentário enquanto recurso didático. O documentário permite, por um lado, enquadrar o sistema de ensino nos desafios da atual sociedade da informação e do conhecimento, onde as tecnologias de informação e a linguagem audiovisual se apresentam como recursos propensos à exploração do mundo e onde o professor tem um papel preponderante enquanto propulsor de uma aprendizagem problematizadora e crítica. Por outro, dada a natureza interdisciplinar e pluritemática do documentário, aliada à combinação da linguagem áudio e visual (auxiliadas pela linguagem verbal), este promove uma abordagem mais interativa, motivadora e próxima dos ambientes de aprendizagem dos alunos, pelo que se vislumbra como facilitador do desenvolvimento do processo de aprendizagem.
This report is part of the Educational Intervention Supervised Project developed within the course of study leading to the degree of "Master in Teaching History and Geography of the 3rd Cycle of Primary and Secondary Education", in the School Year of 2011/2012, in the Minho’s University. This study was developed within the real environment of the classroom, according to the constructivist approach to teaching and learning within the subjects of history and geography, with the aim to examine the perceptions of students and teachers about the functions and uses of educational documentaries. Through visualization of a set of documentaries, framed in the syllabus of the subjects, and later filling of an analysis questionnaire, we intended to ascertain the importance attributed by teachers and students to the functions and purposes of the documentary as a learning resource in the subjects of History and Geography. To answer the research question formulated we opted by the research design of the case study, including the analysis of two classes of Alberto Sampaio School, in the city of Braga: a class on the History of Culture and the Arts (HCA), of the first year of Theatre Course, and a class of Geography A (Geo) of the Social and Economic Sciences. Given the constructivist paradigm of learning we seek to reflect on the dual role of the documentary as a teaching resource. The documentary allows, on the one hand, framing the education system in the challenges of today's information society, where information technology and audiovisual language resources present themselves as likely to explore the world and where the teacher has an important role as propellant learning and problem-criticism. On the other hand, due to the interdisciplinary and multiple thematic nature of documentary, allied to the combination of audio and visual language (aided by verbal language), this approach fosters a more interactive, motivating and near of the learning environments of students, so it is as an easy maker for the development of learning process’s.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24184
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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