Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24174

TítuloA avaliação da formação : reflexões a partir de um estudo de caso
Autor(es)Moreira, Sílvia Neves
Orientador(es)Martins, Maria Fernanda dos Santos
Data2012
Resumo(s)A avaliação da formação pressupõe a recolha de informação nos seus diferentes momentos de concretização, tendo sempre em vista a melhoria dos dispositivos de formação. Deste modo, esta avaliação não se deve limitar apenas à enumeração das diferenças entre os objetivos esperados e resultados alcançados – deve ser, acima de tudo, um processo reflexivo sobre o próprio dispositivo da formação, “(…) a que corresponde uma pedagogia reflexiva e crítica e um modo de intervenção social igualmente solidário de uma visão dialética da relação entre teoria e prática” (Rodrigues, 1994: 100). A intervenção/investigação desenvolvida no âmbito do nosso estágio focalizou a avaliação da formação, analisando o modo como esta é desenvolvida nas ações realizadas na empresa. Assim, selecionamos um curso de formação designado «Programa CBC – Competências Base de Chefia», de forma a analisar retrospetivamente a sua conceção, mas também a acompanhar a sua implementação e a sua avaliação nos diferentes momentos. Durante o nosso estágio desenvolvemos instrumentos que complementaram a avaliação realizada pela empresa, sendo de destacar a aplicação de inquéritos por questionário, compostos por cinco dimensões, aos formandos da Refinaria de Matosinhos que nele participaram e aos formadores internos que o ministraram. Os dados obtidos na nossa investigação, e aqui apresentados, permitem-nos refletir sobre a formação disponibilizada aos trabalhadores da respetiva empresa, proporcionando contributos para eventuais adequações e alterações que o curso inicial deve sofrer, de forma a estar mais adaptado aos trabalhadores a quem se dirige. Na sua maioria, formandos e formadores internos exprimiram concordância em diversas afirmações presentes nas dimensões «Conteúdos» e «Curso de Formação e Desempenho Profissional». Ainda assim, na dimensão «Satisfação com o Curso e Envolvimento na sua Avaliação», há aspetos que podem traduzir uma certa insatisfação e discordância, quer da parte dos formandos quer da parte dos formadores internos.
The evaluation of training entails the collection of information on their different moments of realization, always keeping in view the improvement of training facilities. Thus, this assessment should not be limited only to list the differences between the objectives and expected results - must be, above all, a reflective process on the training device itself, "(...) which corresponds to a reflexive pedagogy and criticism and a way of social intervention also supportive of a dialectical relationship between theory and practice" (Rodrigues 1994: 100). The intervention/research undertaken as part of our internship focused on the evaluation of training, analyzing how this is developed in actions held in the company. Thus, we selected a training course called «Programa CBC – Competências Base de Chefia» («LSB Program - Leadership Skills Basics»), in order to analyze retrospectively its conception, but also to monitor its implementation and its evaluation in different moments. During our internship we developed tools that complemented the assessment made by the company, most notably the use of questionnaire surveys, consisting of five dimensions, the graduates of Matosinhos refinery who participated and to the internal trainers who ministered. The data obtained in our investigation, and here presented, let’s us reflect on the training provided to the employees of the company, providing input to any adaptations and modifications that the initial course must suffer in order to be more suited to workers to whom it is directed. The majority of trainees and trainers expressed their agreement on several internal assertions present in the dimensions «Contents» and «Training Course and Professional Performance». Still, the dimension «Satisfaction with the Course and Involvement in its Assessment», there are aspects that can display a certain dissatisfaction and disagreement from both parts, trainees and internal trainers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24174
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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