Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24169

TítuloAvaliação da formação no ensino superior : realidades e perspetivas
Autor(es)Rodrigues, Susana Maria da Cruz
Orientador(es)Silva, Eugénio Alves da
Palavras-chaveEnsino superior
Processo de Bolonha
Formação
Avaliação
Higher education
Bologna process
Training
Assessment
Data2012
Resumo(s)O Processo de Bolonha levou a uma reorganização curricular e pedagógica dos processos de formação e de avaliação. Assiste-se a mudanças significativas nos modos de ensinar, aprender e avaliar, conduzindo à reconfiguração do papel do docente e do estudante. A literatura sobre esta temática destaca a importância dos processos de formação e de avaliação que devem ser encarados numa perspetiva integrada, numa lógica de continuidade. Este Relatório de Estágio pretende relatar uma investigação sobre a avaliação da formação no ensino superior. O objetivo geral é descrever, analisar e interpretar práticas de formação e de avaliação, desenvolvidas em dois cursos na Universidade do Minho. O público-alvo da investigação foi constituído por docentes e estudantes do ensino superior, que lecionavam e frequentavam o 3º ano, do 1º ciclo de estudos, no ano letivo de 2011/2012. Foi adotada uma abordagem qualitativa, através da observação de aulas e da realização de entrevistas semiestruturadas e de focus group, nos cursos de Licenciatura e de Mestrado, nas áreas das Artes e Humanidades e de Ciências da Saúde. Os resultados da investigação revelam práticas distintas de formação e de avaliação: por um lado, na área das Artes e Humanidades, sobressai uma perspetiva tradicional da formação, centrada no docente e “pensada em função dos conteúdos (…), numa lógica de transmissão” (Altet, 1999, p. 13) e numa perspetiva objetivista ou técnica da avaliação, associada a objetivos e a fins a atingir (Rodrigues, 2002); por outro, na área das Ciências da Saúde, destaca-se uma perspetiva centrada no estudante, “na actividade do aluno na lógica própria das aprendizagens” (Altet, 1999, p. 13), numa perspetiva subjetivista ou prática da avaliação (Rodrigues, 2002), onde se valoriza o estudante e a sua aprendizagem.
The Bologna Process increase a reorganization of the curriculum and the pedagogical processes of training and assessment. There are significant changes in the ways of teaching, learning and assessing, which led to the restructure of the role of teacher and student. The literature regarding this topic underlines the importance of the processes of training and assessment, which must be considered from an integrated perspective, in a continuous effort. The purpose of this Professional Practice Report is to report a research about the assessment of the training in higher education. The main goal is to describe, analyze and interpret training and assessment practices, developed in two different courses in University of Minho. Data were collected with a sample composed by two teachers and three students of higher education that taught classes and attended the 3rd year of the bachelor degree in the academic year of 2011/2012. A qualitative approach was taken, through classroom observation and semi-structured interviews and focus group, in the bachelor and master’s degrees of Arts and Humanities and Health Science. The results of the research show distinct training and assessment practices: on the one hand, in the area of Arts and Humanities, a traditional training perspective stands out, which is centered around the teacher and “thought considering the program, in a transmission logic” (Altet, 1999, p.13) and in an objectivist perspective or technic assessment, associated to objectives and goals to achieve (Rodrigues, 2002); on the other hand, in the area of Health Science, stands out a student centered perspective, “in the activity of the student in a typical way of learning” (Altet, 1999, p.13), in a subjective perspective or assessment practice (Rodrigues, 2002), in which the student and his/her learning is valued.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24169
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdf964,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndices.zip2,95 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID