Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24169
Título: | Avaliação da formação no ensino superior : realidades e perspetivas |
Autor(es): | Rodrigues, Susana Maria da Cruz |
Orientador(es): | Silva, Eugénio Alves da |
Palavras-chave: | Ensino superior Processo de Bolonha Formação Avaliação Higher education Bologna process Training Assessment |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O Processo de Bolonha levou a uma reorganização curricular e pedagógica dos processos de
formação e de avaliação. Assiste-se a mudanças significativas nos modos de ensinar, aprender e
avaliar, conduzindo à reconfiguração do papel do docente e do estudante. A literatura sobre esta
temática destaca a importância dos processos de formação e de avaliação que devem ser
encarados numa perspetiva integrada, numa lógica de continuidade.
Este Relatório de Estágio pretende relatar uma investigação sobre a avaliação da formação no
ensino superior. O objetivo geral é descrever, analisar e interpretar práticas de formação e de
avaliação, desenvolvidas em dois cursos na Universidade do Minho.
O público-alvo da investigação foi constituído por docentes e estudantes do ensino superior, que
lecionavam e frequentavam o 3º ano, do 1º ciclo de estudos, no ano letivo de 2011/2012.
Foi adotada uma abordagem qualitativa, através da observação de aulas e da realização de
entrevistas semiestruturadas e de focus group, nos cursos de Licenciatura e de Mestrado, nas
áreas das Artes e Humanidades e de Ciências da Saúde.
Os resultados da investigação revelam práticas distintas de formação e de avaliação: por um
lado, na área das Artes e Humanidades, sobressai uma perspetiva tradicional da formação,
centrada no docente e “pensada em função dos conteúdos (…), numa lógica de transmissão”
(Altet, 1999, p. 13) e numa perspetiva objetivista ou técnica da avaliação, associada a objetivos
e a fins a atingir (Rodrigues, 2002); por outro, na área das Ciências da Saúde, destaca-se uma
perspetiva centrada no estudante, “na actividade do aluno na lógica própria das aprendizagens”
(Altet, 1999, p. 13), numa perspetiva subjetivista ou prática da avaliação (Rodrigues, 2002),
onde se valoriza o estudante e a sua aprendizagem. The Bologna Process increase a reorganization of the curriculum and the pedagogical processes of training and assessment. There are significant changes in the ways of teaching, learning and assessing, which led to the restructure of the role of teacher and student. The literature regarding this topic underlines the importance of the processes of training and assessment, which must be considered from an integrated perspective, in a continuous effort. The purpose of this Professional Practice Report is to report a research about the assessment of the training in higher education. The main goal is to describe, analyze and interpret training and assessment practices, developed in two different courses in University of Minho. Data were collected with a sample composed by two teachers and three students of higher education that taught classes and attended the 3rd year of the bachelor degree in the academic year of 2011/2012. A qualitative approach was taken, through classroom observation and semi-structured interviews and focus group, in the bachelor and master’s degrees of Arts and Humanities and Health Science. The results of the research show distinct training and assessment practices: on the one hand, in the area of Arts and Humanities, a traditional training perspective stands out, which is centered around the teacher and “thought considering the program, in a transmission logic” (Altet, 1999, p.13) and in an objectivist perspective or technic assessment, associated to objectives and goals to achieve (Rodrigues, 2002); on the other hand, in the area of Health Science, stands out a student centered perspective, “in the activity of the student in a typical way of learning” (Altet, 1999, p.13), in a subjective perspective or assessment practice (Rodrigues, 2002), in which the student and his/her learning is valued. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24169 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio.pdf | 964,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Apêndices.zip | 2,95 MB | Unknown | Ver/Abrir |