Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/24141

TitleExpressão escrita : a variedade textual na aula de língua portuguesa e espanhola
Author(s)Dias, Ana Isabel Oliveira
Advisor(s)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Núñez Sabarís, Xaquín
Issue date2012
Abstract(s)O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo documentar o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2011/2012 no contexto específico de duas turmas do Ensino Secundário, ambas do 11º ano: uma turma de Português (língua materna) e uma de Espanhol (língua estrangeira - continuação). O projeto centrou-se no desenvolvimento da expressão escrita em contexto escolar, no sentido de levar os alunos a conhecer, manipular e produzir textos variados, uma vez que os alunos encontram uma grande variedade de textos na interação com o contexto social em que se inserem. O enquadramento teórico deste trabalho teve em conta três pontos de ancoragem: o lugar que a expressão escrita ocupa nos programas das respetivas disciplinas; a forma como a competência da expressão escrita dos nossos alunos é perspetivada de acordo com documentos reguladores oficiais; os fatores que podem potenciar o desenvolvimento da competência da expressão escrita de acordo com literatura especializada: Marcuschi (2005), Cassany (2000; 2004), Bakhtin (2003), entre outros. Após uma fase inicial de observação de aulas e de diagnóstico das atitudes e competências dos alunos na área da expressão escrita, foram desenhadas e levadas a cabo atividades de uso e produção de textos variados, tendo por base uma perspetiva da escrita como processo. Por último, fez-se a avaliação do impacto do projeto desenvolvido com base na recolha de informação ao longo da intervenção e na análise dos textos produzidos. Os resultados permitiram: determinar a importância de estruturar e contextualizar o trabalho pedagógico com a expressão escrita em torno dos géneros textuais; avaliar o impacto que um trabalho centrado na expressão escrita como processo pode ter na aquisição de estratégias de escrita por parte dos nossos alunos; apreciar os resultados alcançados pela análise dos produtos textuais dos alunos e detetar limitações ao próprio projeto.
The present report is part of Estágio Profissional (practicum) within the Master of Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and Spanish Teaching in Secondary Education. Its purpose is to document the undertaken project during the school year 2011/2012 in two 11th grade classes: a Portuguese class (mother tongue) and a Spanish class (foreign language). The project focused on the fostering of writing in an academic context, in order to make students become acquainted with, explore and produce different texts, given that they find a great variety of texts in their interaction with the social context they belong to. The theoretical frame of this work considers three central topics: the place of writing in both subjects syllabi; the way our students’ written skills are perceived as regards official documents; the factors that may promote the development of writing found in, for example, Marcuschi (2005), Cassany (2000; 2004), Bakhtin (2003), among others. After an initial stage of observation in context and assessment of students’ written skills and attitudes towards writing, intervention strategies have been planned and implemented with regard to the use and production of different texts and according to a process-oriented approach to writing. Finally, the project has been evaluated based on the information gathered during the intervention and on the analysis of the texts produced. The results of the experiment have allowed us: to determine the role of structuring and contextualizing the pedagogical work within writing according to genre analysis; to evaluate the impact a process-oriented approach to writing can have on the acquisition of writing strategies by our students; to observe the changes or improvements in students’ written performance through the analysis of the texts produced; and to draw attention to some of the limits of the intervention project.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/24141
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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