Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24099
Título: | Para uma gramática integrada, indutiva e atrativa : a abordagem comunicativa das competências linguísticas no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira |
Autor(es): | Fumega, Natália Maria Rei |
Orientador(es): | Dono López, Pedro Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio, inscrito no âmbito do Estágio Profissional do
Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e
Ensino Secundário, tem como objetivo descrever e refletir sobre os diferentes
passos da elaboração e implementação do meu projeto de investigação-ação
relativo à abordagem comunicativa das competências linguísticas no processo
de ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira,
Num primeiro momento, proponho um breve resumo das distintas
abordagens da gramática propostas pelos sucessivos métodos didáticos
adotados ao longo da história do ensino de Línguas Estrangeiras. Em seguida,
procedo à contextualização da minha intervenção, expondo todos os elementos
que fundamentaram o meu projeto de intervenção: a caracterização da escola
e da turma e as orientações oficiais relativas ao ensino da gramática em Língua
Estrangeira. Termino este capítulo com a apresentação do Plano Geral de
Intervenção, realçando os objetivos e as estratégias inicialmente definidos que
pretendiam promover ensino de uma gramática integrada, indutiva e atrativa,
encarando-a como uma ferramentas essencial à operacionalização do ato
comunicativo.
Num segundo momento, descrevo detalhadamente a minha intervenção
pedagógica, destacando as atividades diretamente relacionadas com a
abordagem dos conteúdos gramaticais. Procurei não tratar a gramática como
um conteúdo estanque e segregado, integrando-a de uma forma transversal,
fluida e natural nas diferentes competências trabalhadas em sala de aula
Tentei que a sua abordagem fosse, sempre que possível, indutiva, orientando
os alunos na descoberta autónoma do funcionamento da língua. Finalmente,
preocupei-me com a roupagem atrativa e lúdica dos conteúdos linguísticos com
o intuito de diminuir a resistência dos alunos face ao estudo da gramática e de
aumentar a sua motivação e participação ativa nas tarefas propostas.
Apresento, no final de cada sequência, uma avaliação da mesma.
Nas considerações finais, procedo ao balanço global da formação,
apresentando não só as conclusões do meu projeto por referência aos
resultados esperados e aos objetivos pré-definidos mas também refletindo
sobre as limitações e dificuldades sentidas ao longo deste Estágio Profissional. Ce rapport de stage, inscrit dans la formation professionnelle du Master en enseignement de l'espagnol et du portugais au collège et au lycée, a pour but de décrire et réfléchir sur les différentes étapes de l’élaboration et de l’implémentation de mon projet d’investigation-action au sujet de l’approche communicative des compétences communicatives dans le processus enseignement-apprentissage de l’Espagnol Langue étrangère. Dans un premier moment, je propose un bref résumé des différents abordages de la grammaire proposés para les méthodes didactiques successives adoptées au long de l’histoire de l’enseignement des langues étrangères. Ensuite, je procède à la contextualisation de mon projet d’intervention, en exposant tous les éléments qui fondent son implémentation: la caractérisation de l’école et de la classe et les orientations officielles relatives à l’enseignement de la grammaire en Langue Étrangère. Je termine ce chapitre avec la présentation du Plan Général d’Intervention, en accentuant les objectifs et les stratégies définis au départ qui prétendent promouvoir l’enseignement d’une grammaire intégrée, inductive et attrayante, en l’envisageant comme un outil essentiel à l’opérationnalisation de l’acte communicatif. Dans un deuxième moment, je décris en détail mon intervention pédagogique, en mettant en valeur les activités directement liées à l’approche des contenus grammaticaux. J’ai ainsi cherché à ne pas traiter la grammaire comme étant un contenu étanche et ségrégué, en l’intégrant d’une manière transversal, fluide et naturelle dans les différentes dimensions da la langue abordées. J’ai cherché à ce que l’approche fût le plus possible inductive en orientant les élèves vers la découverte autonome du fonctionnement de langue. Finalement, j’ai veillé à l’aspect attrayant et ludique des contenus linguistiques en vue de réduire la résistance des élèves face à l’étude de la grammaire et d’augmenter leur motivation et conséquente participation active aux tâches proposées. Je présente à la fin de chaque séquence son évaluation. En guise de considérations finales, je réalise le bilan global de la formation, en présentant non seulement les conclusions de mon projet par rapport aux résultats espérés et aux objectifs pré-définis mais aussi en réfléchissant aux limitations et aux difficultés senties au long de ce stage professionnel. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24099 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Natália Maria Rei Fumega.pdf | 6,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |