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TítuloO ensino experimental das ciências no 1º CEB e a construção de saberes de outras áreas curriculares
Autor(es)Rocha, Cláudia Conceição da Luz
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2012
Resumo(s)Este relatório de estágio é resultado do desenvolvimento e implementação de um projeto de intervenção pedagógica realizado no ano letivo de 2011/2012, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do 2º ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica decorreu numa turma de 17 alunos do 1º ano de escolaridade e teve subjacente uma prática de Ensino Experimental das Ciências. Apesar de a abordagem das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico estar presente nas orientações curriculares, a verdade é que as ciências têm ainda hoje uma expressão muito pontual nas práticas letivas em geral (Sá, 2000). Os professores tendem a dar mais atenção às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A falta de tempo para o cumprimento dos programas tem sido, por vezes, utilizada como argumento justificativo para o reduzido empenho em relação ao ensino das Ciências nas nossas escolas do 1º CEB (Sá, 2004). Porém, a abordagem das Ciências permite criar um contexto propício à mobilização, aplicação e desenvolvimento de saberes dessas áreas curriculares. Neste sentido, desenvolveu-se um processo de investigação-ação que teve como principais objetivos: a) Estimular e desenvolver, no contexto dessa prática, a mobilização e o desenvolvimento de saberes de outras áreas curriculares, como, por exemplo, da Língua portuguesa e da Matemática; b) Promover aprendizagens significativas na Matemática e na Língua Portuguesa no contexto das atividades científicas; c) Descrever e compreender alguns processos que estimulem a (re) construção de significados inerentes à abordagem experimental das ciências. Com as observações feitas na sala de aula, foram elaborados diários de aula, os quais serviram para registar os dados da aula e também para fazer uma reflexão e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Com a análise dos diários de aula e com os resultados de avaliação individual, pode-se concluir que a maior parte dos alunos desenvolveu uma boa compreensão dos temas que foram objeto de estudo na sala de aula.
This final report is a result of the development and implementation of an educational intervention project conducted in the academic year 2011/2012, within the framework of the curricular unit Supervised Teaching Practice of the 2nd cycle of studies, leading to a master's degree in Preschool Education and a degree in Basic Education. The pedagogical intervention took place in a class of 17 students of the first year of schooling and had an underlying practice of Experimental Sciences Teaching. Although the approach of Science is present on the first cycle of Basic Education curriculum guidelines, the truth is that Sciences are still a not very common practice in the teaching process (Sá, 2000). Teachers tend to give more attention to the Portuguese Language and Mathematics. The lack of time for the completion of the programmes has been sometimes used as a supporting argument for the reduced commitment to the teaching of Science in schools of the 1st CEB (Sá, 2004). However, the approach of Science allows the creation of a context conducive to mobilization, application and development of knowledge of these curriculum areas. In this sense, it was developed a process of research-action that had as main objectives: a) Stimulate and develop, in the context of this practice, the mobilization and development of knowledge of other curriculum areas, such as Portuguese Language and Mathematics; b) Promote significant learning in Mathematics and in the Portuguese language in the context of scientific activities; c) Describe and understand some processes that stimulate the (re)construction of meanings inherent to the experimental approach to science. With the observations made in the classroom, classroom journals were made, which served to record the data from the classroom and also to make a reflection and improving the teaching-learning process. With the analysis of the classroom journeys and with the results of individual assessment, it can be concluded that most of the students developed a good understanding of the issues that were the subject of study in the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23886
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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