Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23837

TitleA disciplina de filosofia no ensino secundário : o despertar para uma atitude filosófica
Author(s)Mendes, Priscila Antunes de Oliveira
Advisor(s)Manso, Artur
Issue date2012
Abstract(s)O presente trabalho intitulado A disciplina de Filosofia no Ensino Secundário: o despertar para uma atitude filosófica é o relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, realizado na Universidade do Minho no ano letivo de 2011/2012 de acordo com o Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido numa turma do 10º ano de escolaridade da área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária D. Maria II em Braga, onde lecionei os conteúdos programáticos de ética, filosofia politica e estética. É composto por duas partes. Numa primeira parte faço a caraterização do contexto de intervenção e apresento, também, o plano geral de intervenção, onde justifico a sua relevância. Numa segunda parte faço a descrição detalhada da intervenção pedagógica e a sua avaliação, através da descrição dos métodos e estratégias utilizadas e da conceção e avaliação da prática pedagógica. É, ainda, composto por uma introdução, uma conclusão e um apartado de anexos.
This paper entitled The subject of philosophy in secondary education: The awakening of a philosophical attitude is the training report of the Master in Teaching Philosophy in Secondary Education, held at the Minho University in the academic year of 2011/2012 according to the Project of Pedagogical Intervention, which was developed in a class of 10th grade in the area of Science and Technology at High School D. Maria II in Braga, where I taught the programmatic contents of ethics, political philosophy and aesthetics. This report consists in two parts. At the first part, I characterize the context of intervention and I present also the general plan of intervention, where I justify its relevance. At the second part I do the detailed description of the pedagogical intervention and its evaluation, through the description of methods and employed strategies and the conception and evaluation of the teaching practice. It is also composed by an introduction, a conclusion and a section of attachments.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estagio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23837
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Antunes de Oliveira Mendes.pdf3,32 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID