Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23830

TítuloPesquisa orientada: estratégias de alternativa à exposição, nas aulas de filosofia
Autor(es)Rodrigues, Ana Raquel Alves Dias
Orientador(es)Martins, Custódia
Data2012
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio intitulado Pesquisa Orientada: Estratégias de alternativa à exposição nas aulas de Filosofia, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário e refere-se ao estágio pedagógico que decorreu no ano de 2010/2011 na Escola Secundária de Maximinos - Braga, numa turma do 11ºano do curso de Línguas e Humanidades. O estágio pedagógico é uma formação inicial à prática profissional que procura o desenvolvimento das competências da atividade docente. No decurso do estágio foram contempladas duas vertentes: uma, a vertente pedagógica, composta pela lecionação planeada de aulas enquadradas no programa oficial do 11º ano de Filosofia, visando a prática de planificação de aula e a lecionação de conteúdos programáticos; a outra, vertente investigadora, pretende averiguar e perceber qual a importância da aplicação dos trabalhos para casa como meio didático na consolidação de aprendizagens na disciplina de Filosofia. O Relatório de Estágio aqui apresentado teve por finalidade focar-se na funcionalidade e utilidade dos trabalhos para casa, nomeadamente no que se refere à preparação de pesquisas orientadas. Uma vez que, os alunos, no final do ano letivo teriam de realizar uma monografia, visava este tema de investigação, Pesquisa Orientada: Estratégias de alternativa à exposição, nas aulas de Filosofia, promover hábitos de estudo e possibilitar a realização de pesquisas autónomas. Deste modo, e de forma pôr em prática este tema, foram estabelecidas algumas estratégias tais como: pequenas pesquisas sobre vida e obras de filósofos e debates na sala de aula aquando da apresentação dos trabalhos realizados. O momento de recolha de resultados e de avaliação do projeto ocorreu no final das regências, aplicando-se um inquérito aos alunos.
The following probation report titled Pesquisa Orientada: Estratégias de alternativa à exposição nas aulas de Filosofia, was labored under the master’s degree of teaching philosofie in the secondary education and refers to the stage pedagogy that helds in the year of 2010/2011 in the educational institution of Maximinos – Braga in a class of the eleventh year of the course of Languages and Humanities. This teaching practice is the begging formation to the professional approach that for seeks the developing of the skills of teaching. During the internship were addressed two strands: the first one, the pedagogic aspect, comprises by teaching which were plan according to the official chart of the eleventh degree of Philosophy, seeking the practice of lessons planning and teaching of syllabus; the other was the researcher strand that intends to inquire and perceived which is the importance of the homework application as a mean of consolidation of all learning in this subject. The probation report presented was aimed to focus the importance and functionality of homework, particular in what refers to the brewing of targeted research. Once, the students that at the end of the academic year would have to realize a monography under the research topic, Pesquisa Orientada: Estratégias de alternativa à exposição, nas aulas de Filosofia, in order to promote study habits and allow the conducting of autonomous researches. Thereby, in order to implement this subject, were implemented some strategies such as: small researches about life and the work of the philosophers and debates in the classroom upon presentations of the subjects. The moment of the results gathering and project evaluation occurred at the end of regencies, applying a survey to students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23830
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Raquel Alves Dias Rodrigues.pdf10,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID