Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23824
Título: | Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário |
Autor(es): | Martinho, Cláudia Marina Teixeira |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Ensino de filosofia Recursos didáticos Processo de ensino-aprendizagem Philosophy teaching Didactic resources Teaching-learning process |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente trabalho, intitulado Os Recursos Didáticos no Ensino-Aprendizagem de Filosofia
no Ensino Secundário, é o relatório de estágio de Cláudia Marina Teixeira Martinho e foi
elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade
do Minho. O referido estágio decorreu na Escola Secundária Alberto Sampaio, na cidade de
Braga, durante o ano letivo de 2011/2012, e foi desenvolvido numa turma do 10º ano, em que
se lecionaram as temáticas relativas à ética, à filosofia política e à filosofia da arte.
Ao longo do relatório defendemos que o ensino-aprendizagem da filosofia no ensino
secundário é influenciado pelos recursos didáticos utilizados na sala de aula. Neste sentido, ao
longo do estágio, consideramos pertinente colocar em prática diferentes estratégias e recursos
pedagógicos que potenciassem a aprendizagem, o interesse, a motivação e o sucesso
académico dos alunos.
O trabalho é composto por introdução, três capítulos centrais, conclusão, referências
bibliográficas e um apartado de anexos. No primeiro capítulo procedemos à caraterização do
contexto em que decorreu o estágio pedagógico e apresentamos a escola e a turma onde foi
implementado o nosso plano geral de intervenção, bem como os objetivos e as estratégias que o
nortearam. No segundo capítulo explicitamos, por um lado, o que são os recursos didáticos e
qual a sua importância no processo de ensino-aprendizagem, e por outro, descrevemos a nossa
prática letiva e a respetiva estruturação das aulas. O terceiro capítulo ocupa-se com a avaliação
da nossa intervenção pedagógica, que foi baseada na implementação do Projeto de Intervenção
Pedagógica Supervisionada. This paper, entitled The Didactic Resources in Philosophy Teaching-Learning Process in Secondary Education, is the probation report by Cláudia Marina Teixeira Martinho. It was carried out in the course of the Philosophy Teaching Master in Secondary Education, in the University of Minho. The probationary period took place in Alberto Sampaio Secondary School, in Braga, in the 2011/2012 school year. It was conducted with 10th-grade students who were taught the following philosophy branches: ethics, political philosophy and philosophy of art. Throughout the report we vindicate that the didactic resources used in the classroom have a great impact on philosophy teaching-learning process in secondary education. Thus, during the probationary period, we found it pertinent to use different strategies and pedagogical resources which might promote the learning, the interest, the motivation and the students’ academic success. The paper is formed by an introduction, three main chapters, a conclusion, bibliographical references and annexes. In the first chapter we characterise the context in which the pedagogical probationary period occurred and present the school and the class where our general plan of intervention was executed, as well as the goals and the strategies which guided it. In the second chapter, we explain, on one hand, what didactic resources are and their importance in the teaching-learning process, and, on the other hand, describe our teaching practice and its respective structure in class. The third and final chapter deals with the assessment of our pedagogic intervention which was based on the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23824 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudia Marina Teixeira Martinho.pdf | Relatório de Estágio | 3,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |