Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23823

TitleA utilização das fichas de apoio e de trabalho para a consolidação do processo ensino-aprendizagem na disciplina de filosofia no ensino secundário
Author(s)Luís, Armanda Oliveira
Advisor(s)Martins, Custódia
Issue date2012
Abstract(s)O presente Relatório de Estágio intitulado “A utilização das fichas de apoio e de trabalho para a consolidação do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Filosofia no Ensino Secundário” diz respeito ao trabalho das atividades previstas no Plano de intervenção Pedagógica Supervisionado (Anexo 1) e vem refletir o trabalho efetuado ao longo deste ano letivo. Este plano permitiu a minha orientação e preparação para as minhas atividades letivas na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, na área disciplinar de Filosofia, tendo como público-alvo os alunos do 10º ano, da turma LH2 do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, surgindo também como resultado de Estágio Pedagógico-profissional do Mestrado em Ensino de Filosofia, sob a orientação do Professor Dr. Carlos Félix e sob a supervisão da Professora Doutora Custódia Martins. Este Relatório de Estágio desenvolve-se segundo dois momentos orientadores. Num primeiro momento esboça-se uma vertente pedagógica referente ao período de lecionação que foi estipulado em quinze horas letivas em blocos de noventa minutos tendo como principio o Programa de Filosofia do 10º ano. Num segundo momento é desenvolvido o plano de investigação/ação centrado, essencialmente, nos problemas centrais do pensamento filosófico como a questão dimensão da ação humana e dos valores realçando a importância destes e da ética na orientação da vida humana; investigar e demonstrar a necessidade da utilização das fichas de apoio e de trabalho como instrumentos didáticos fundamentais na consolidação de aprendizagens na disciplina de Filosofia. O presente Relatório evidencia dois anos de formação profissional para o exercício de funções docentes na área do ensino da Filosofia na Universidade do Minho, onde adquiri conhecimentos e desenvolvi atitudes e competências.
This internship report titled, "The use of chips to support and work for the consolidation of the teachinglearning process in the discipline of Philosophy in Secondary" refers to the work of the activities foreseen in the intervention Supervised Teaching (see Annex 1) and comes to reflect the work done throughout this school year. This plan allowed my guidance and preparation for my activities llective Secondary School Martins Sarmento in Guimarães, in the subject area of Philosophy, with the audience the students of 10th grade, the class LH2 Course Scientific and Humanistic Language and Humanities, appearing also as a result of Teacher Training-professional Masters in Teaching Philosophy, under the guidance of Professor Dr. Carlos Felix and under the supervision of Professor Doctor Custódia Martins. This internship report is developed according to two guiding moments. At first sketched a pedagogical trends for the period teaching which was stipulated in fifteen hours of instruction blocks in ninety minutes and as the principle of Philosophy Program of the 10th year. Secondly is developed the research plan / action focused primarily on the central problems of philosophical thought as the issue dimension of human action and of emphasizing the importance of values and ethics in the conduct of human life; investigate and demonstrate the need for use of chips supporting and working as teaching tools fundamental in consolidating learning in the discipline of philosophy. This report highlights two years of vocational training to perform duties professors in the teaching of philosophy at the University of Minho, where acquire knowledge and develop attitudes and skills.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23823
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Armanda Oliveira Luís.pdf
  Restricted access
3,5 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID