Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23820

TitleAlcance e objetivos da dimensão ético-política do programa de filosofia do 10º ano
Author(s)Dias, Márcia Filipa Pires
Advisor(s)Manso, Artur
Issue date2012
Abstract(s)O presente relatório desenha o percurso do estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário realizado na Escola Secundária D. Maria II, durante o ano letivo de 2011/2012. Os objetivos que norteiam este relatório foram apresentados no projeto de intervenção pedagógica e posteriormente consolidados na realização do estágio. O tema que foi proposto desenvolver são os Alcance e objetivos da dimensão ético-política do programa de filosofia do 10º ano. Neste sentido são compreendidos como objetivos a importância do ensino da filosofia no ensino secundário, a pertinência e alcance do programa de filosofia do 10º ano centrados nos problemas da ação humana e dimensão ético política que compreendem as relações humanas e as dimensões do agir. Neste relatório faz-se uma análise ao contexto em que o estágio foi realizado, a fundamentação da temática do estágio, a aplicação e descrição da intervenção pedagógica da estagiária e, finalmente, precede-se à avaliação do projeto. No final do relatório é apresentada a bibliografia e anexados alguns documentos que suportaram o trabalho realizado.
This report reflects the whole training process, which took place in Escola Secundária D. Maria II, during the 2011/2012 school year, in order to obtain the Master’s Degree in Philosophy Teaching in Secondary Education. The main goals of this report were presented in the pedagogical intervention project and subsequently consolidated, during the training process itself. The theme proposed was “The scope and aims of the ethical and political dimensions of the philosophy’s syllabus for the 10th grade. Bearing this in mind, I considered as main goals the importance of teaching philosophy in secondary education, the range and relevance of the syllabus for the 10th year, centered on the problems of human actions/attitudes and the ethical and political dimensions within human relationships and the various dimensions of acting. This report, makes an analysis of the context in which the training process occurred, explains in detail its theme, refers the application and the description of the pedagogical intervention of the trainee as well as the evaluation of the project. At the end of the report, one can find the bibliography and some important documents attached, which give evidence to all the work performed during the training process.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23820
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcia Filipa Pires Dias.pdf
  Restricted access
2,39 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID