Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/23816

TítuloEducar para a autonomização: um projeto desenvolvido com crianças - jovens institucionalizados
Autor(es)Correia, Liliana Filipa Lopes
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveInstitucionalização
Infância
Juventude
Autonomia
Institutionalization
Childhood
Youth
Autonomy
Data2012
Resumo(s)O presente estudo pretende contribuir para a compreensão das vivências associadas à institucionalização na infância e juventude, através de uma experiência de trabalho desenvolvida com um grupo de 8 crianças e jovens adolescentes institucionalizados num LIJ, situado no Porto, e que foram retidas das suas famílias biológicas, pelo fato de se encontrarem em situações consideradas de perigo. O trabalho centra-se na promoção de autonomia, tendo como principais objetivos: a) promover de forma lúdica e educativa o desenvolvimento pessoal e social do público-alvo, b) consciencializar o público-alvo para a importância da aquisição de novos conhecimentos que lhes permitam desenvolver-se pessoal, social e culturalmente, c) incentivar o treino de competências pessoais e sociais, preparando os jovens para um futuro autónomo e responsável; e d) promover competências práticas de autonomia dos jovens ao nível da alimentação, gestão doméstica, gestão monetária e gestão do tempo. Todas as atividades desenvolvidas, em permanente diálogo entre crianças, jovens e técnicos, primaram por tentar responder às necessidades identificadas inicialmente, proporcionando, por um lado experiências enriquecedoras e por outro momentos de reflexão que potenciaram a interiorização dos conhecimentos e valores adquiridos e a possível mudança de atitudes/comportamentos. Este projeto de cariz qualitativo, primou pelo uso de métodos e técnicas que tentaram fomentar ao máximo a participação do público-alvo, de modo a tornar-se mais fácil concretizar a finalidade definida de promoção de autonomia em contexto institucional, proporcionando às crianças e jovens institucionalizados as condições necessárias para o desenvolvimento integral.
The present study aims to contribute for the understanding of the experiences associated with institutionalization in childhood and youth, through a work experience developed with a group of 8 children and young teenagers institutionalized in LIJ, located in Porto, that were withdrawals of their biological families because they are in considered dangerous situations. The work focuses on promoting autonomy, self-governing, having as main objectives: a) to promote education through playful education the personal and social development of the target audience; b) aware the audience of the importance of acquiring new knowledge that enables personally, socially and culturally development; c) encourage the training of personal and social skills, preparing young people for a autonomous and responsible future, and d) promote to young people practical skills in terms of food, housekeeping, money management and time management. All the developed activities, in permanent dialogue among children, young people and technicians, had as primary goal to meet the initially identified needs by providing on one hand enriching experiences moments and on the other hand reflection moments that potentiate the knowledge internalization and acquired values and the possible changes of attitudes / behaviors. This qualitative nature project, excelled by the use of methods and techniques that have tried to encourage the maximum participation of the audience, to make it easier to achieve the defined purpose of promoting autonomy in institutional contexts, giving institutionalized children and young people the necessary conditions for their full development.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23816
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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