Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23771

TitleO papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
Author(s)Duarte, Carla Sofia Ferreira da Silva
Advisor(s)Silva, Bento Duarte da
KeywordsCrianças e jovens institucionalizadas
Mediação transformadora
Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Institutionalized children and youth
Transformative mediation
Formation
Lifelong learning
Issue date2012
Abstract(s)Numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente é importante incutir aos jovens certos valores e características que os ajudem a vencer num mundo cada vez mais instável, ainda mais quando falamos sobre crianças problemáticas. Neste sentido, é fundamental que as pessoas que convivam com este tipo de jovens apostem na formação de modo a obterem o máximo desta relação e a poder ajudar no seu desenvolvimento pessoal e social. No presente relatório o objectivo é então descrever e analisar o estágio desenvolvido numa Instituição de Solidariedade Social, nomeadamente no Lar de Santa Cruz, em Matosinhos. O trabalho desenvolvido no Lar foi no sentido de combater o insucesso escolar, através de apoio na sala de estudo, ajudando as meninas a adquirirem hábitos e métodos de estudo, ao longo do ano lectivo. Assim através da mediação pretendia-se que as crianças desenvolvessem competências de trabalho, de cooperação e de auto-controlo, bem como que mantivessem relações interpessoais e com uma atitude assertiva. Também foi objectivo desta intervenção no Lar trabalhar com as Funcionárias no sentido de lhes proporcionar novos conhecimentos sobre como lidar com as crianças e jovens que se lhes deparam. Através da formação, dar a conhecer que a aprendizagem ao longo da vida, nos dias de hoje, torna-se essencial numa sociedade em constante mudança, em que novas informações pertinentes aparecem a todo o momento, necessitando assim de constante actualização sobre métodos a aplicar.
In an increasingly competitive and demanding society it is important to inspire into the young people certain values and characteristics which may help them to be successful in this unstable world, further when we talk about problematic children. In this sense, it is fundamental that the people who live near these children invest on their formation, getting the most they can from this relation, and becoming able to help in these children’s social and personal development. This report aims to describe and analyze the stage that took place in an Institution called Lar de Santa Cruz in Matosinhos. The main goal of the developed work in the Institution was to fight school failure, through the support in study classrooms, helping the girls getting study habits and methods through the school year. With this, it was pretended they could develop their work, cooperation and self-control competences, as also that they could maintain assertively their interpersonal relationships. Working with the Institution’s staff was also an objective, providing them more information about the way they should deal with the children and teenagers they work with. Through formation, to make known that lifelong learning in nowadays has become essential in this constantly changing society, in which new relevant information coming up all the time, and so it is important to update our used methods.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23771
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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