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dc.contributor.authorAzevedo, Fernando José Fraga de-
dc.contributor.authorMelo, Isabel Maria Pinto do Souto e-
dc.date.accessioned2013-04-22T10:02:29Z-
dc.date.available2013-04-22T10:02:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn0102-5473-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/23761-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o estado de coisas do mundo empírico e histórico-factual, sugerindo percursos hermenêuticos plurais para o seu acesso, conhecimento e reflexão. Assume-se, ao longo do texto, que a fruição do texto poético é relevante na criação de hábitos leitores, aspeto crucial para a formação de leitores capazes de ler voluntariamente em quantidade e em qualidade.por
dc.description.abstractThis article presents strategies for reading and appreciating poetry in schools, particularly in the early elementary grades. Poetry is conceived as a type of text where the high concentration of symbolism and the semantic multi-valence, expanded by the plural signification of the conjugation of the elements of content with those of expression, allow the reader to have emotional contact with the state of things from the empiric and historic-factual world, suggesting plural hermeneutic paths to their access, knowledge and reflection. The paper understands that the fruition of the poetic text is important in the creation of readers’ habits, an essential factor for the formation of readers who are capable of reading voluntarily in quantity and quality.por
dc.description.abstractEste texto presenta un conjunto de estrategias para leer y apreciar la poesía en el contexto de la escuela, en los primeros años. Se entiende que la poesía es un tipo de texto adonde la elevada concentranción sígnica y la multivalencia semántica, expandidas por la plurisignificación del conjunto de elementos del contenido conjugados con los de la expresión, posibilita, al lector, el contacto emocional y afectivo con el estado de cosas del mundo empírico e histórico-factual, sugiriendo caminos hermenéuticos plurales para su acceso, conocimiento y reflexión. Se defiende que el fruir del texto poético es relevante para la creación de hábitos lectores, aspecto crucial para la formación de lectores que leen voluntariamente en cuantidad e con cualidad.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectPoesiapor
dc.titlePoesia na infância e formação de leitorespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p925por
dc.publicationstatuspublishedpor
degois.publication.firstPage925por
degois.publication.lastPage946por
degois.publication.issue3por
degois.publication.locationFlorianópolispor
degois.publication.titleRevista Perspectivapor
degois.publication.volume30por
dc.identifier.essn2175-795X-
sdum.journalPerspectivapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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