Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23761

TítuloPoesia na infância e formação de leitores
Autor(es)Azevedo, Fernando José Fraga de
Melo, Isabel Maria Pinto do Souto e
Palavras-chaveLiteratura Infantil
Leitura
Didática
Poesia
Data2012
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
RevistaPerspectiva
Resumo(s)Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o estado de coisas do mundo empírico e histórico-factual, sugerindo percursos hermenêuticos plurais para o seu acesso, conhecimento e reflexão. Assume-se, ao longo do texto, que a fruição do texto poético é relevante na criação de hábitos leitores, aspeto crucial para a formação de leitores capazes de ler voluntariamente em quantidade e em qualidade.
This article presents strategies for reading and appreciating poetry in schools, particularly in the early elementary grades. Poetry is conceived as a type of text where the high concentration of symbolism and the semantic multi-valence, expanded by the plural signification of the conjugation of the elements of content with those of expression, allow the reader to have emotional contact with the state of things from the empiric and historic-factual world, suggesting plural hermeneutic paths to their access, knowledge and reflection. The paper understands that the fruition of the poetic text is important in the creation of readers’ habits, an essential factor for the formation of readers who are capable of reading voluntarily in quantity and quality.
Este texto presenta un conjunto de estrategias para leer y apreciar la poesía en el contexto de la escuela, en los primeros años. Se entiende que la poesía es un tipo de texto adonde la elevada concentranción sígnica y la multivalencia semántica, expandidas por la plurisignificación del conjunto de elementos del contenido conjugados con los de la expresión, posibilita, al lector, el contacto emocional y afectivo con el estado de cosas del mundo empírico e histórico-factual, sugiriendo caminos hermenéuticos plurales para su acceso, conocimiento y reflexión. Se defiende que el fruir del texto poético es relevante para la creación de hábitos lectores, aspecto crucial para la formación de lectores que leen voluntariamente en cuantidad e con cualidad.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23761
ISSN0102-5473
e-ISSN2175-795X
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p925
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23733-95074-3-PB.pdf122,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID