Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23757

TitleDa narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
Author(s)Martins, Maria Emília de Sousa Paiva
Advisor(s)Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
KeywordsIlustração
Desenho
Criatividade
Imaginação
Histórias
Illustration
Draw
Creativity
Imagination
Stories
Issue date2012
Abstract(s)Esta investigação insere-se no âmbito do segundo ciclo escolar, do ensino básico, do mestrado profissionalizante, com vista à aplicação de um método de investigação em forma de estudo de caso numa turma na área de Educação Visual e Tecnológica (EVT). O estudo integra os alunos que frequentam o 6º ano de escolaridade, de uma escola do distrito de Braga. Compreende a análise de trabalhos gráficos e questionários realizados pelos alunos. Este trabalho tem um carácter exploratório e auto refletivo e o seu objeto de estudo é sobre as capacidades interpretativas das crianças na forma como ilustram uma história. Através das imagens, pretende-se estudar o impulso criativo, tendo como suporte a imaginação e a memória relativamente à forma como a criança descreve e ilustra as suas ideias. O tema nasce da procura de fundamentar que a arte de desenhar está inerente à fantasia e à imaginação, sendo estes elementos fundamentais para uma real aprendizagem, que pode ter impulso nas palavras, uma vez que, estas são por vezes uma fonte criativa. Ver nas histórias um trampolim para a criatividade ou a magia de podermos ser quem quisermos. Espero que este trabalho contribua para uma melhor valorização do ato criativo e fomente o recurso aos livros como motor sugestivo do instinto criador. Acima de tudo, possa contribuir para uma melhoria das práticas, para melhor formar o indivíduo, como estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional, integrada no processo de investigação ação, que promoveu a minha reflexão sobre novas formas, novas abordagens metodológicas, nas atividades educativas.
This research falls within the scope of the second cycle basic school education,integrated in a professional master’s degree, with a view to the application of a method of investigation in the form of study case in a class of Visual and Tecnological Education. The study includes students who attends the 6 th grade at a school in the distrct of Braga. Comprises the analysis of questionaires and graphic works by students. This study has an exploratory and self reflective way and its object of study is the interpretative skills of children and how they illustrate a story. The theme comes from looking for reasons that the art of drawing is inherent in the fantasy and the imagination,which are essential to a real learning. It may also have a boost in the words, since these are sometimes a creative source. To see stories as a springboard for creativity and the magic that we can be who we want. I hope this work will contribute for a better appreciation of the creative act and encourages the use of books as a creative instinct engine. Above all may it contributes to an improvement of practices, to better train individuals,to be used as strategy for a personal and professional development, integrated into the research process that promoted my reflection on new forms and new approaches in educational activities.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23757
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese 20 Julho 12.pdf4,69 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID