Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23695

TítuloConceções de sexualidade de alunos do 1º ciclo do ensino básico
Autor(es)Pinto, Cláudia Gabriela Queirós
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Data2012
Resumo(s)“A educação sexual inicia-se na sala de partos” (Haffner, 2005:19) e acompanha-nos desde o nascimento até à morte. Neste processo educacional, para além da importância da família, a escola assume um significativo papel na promoção de uma sexualidade salutar junto das crianças e jovens. A nossa investigação assumiu como principais objetivos sistematizar as conceções de sexualidade mais frequentes nos alunos do 1.º CEB, tendo em consideração as influências dos fatores género, idade, ano de escolaridade e contexto familiar/sociocultural. Simultaneamente procuramos perceber quais os assuntos, no âmbito da sexualidade, que as crianças desejam ver esclarecidos. Para averiguarmos as conceções dos alunos do 1.º CEB acerca da sexualidade, recorremos a uma investigação de índole qualitativa, tendo privilegiado os grupos de foco como metodologia especializada de recolha de dados. De acordo com as recomendações de Bedford e Burgess (2001, cit. in Anastácio, 2007), optamos por formar quatro grupos de foco que divergiram, na sua constituição, quanto aos fatores género, idade e ano de escolaridade. Os grupos de foco foram realizados com vinte e duas crianças do 1.º CEB da Escola Básica da Ponte, em Vila das Aves. Após a realização dos grupos focais, decidiu-se pela utilização de uma técnica sensível à interpretação de conteúdos de mensagens e às manifestações linguísticas: a análise de conteúdo (Bardin, 2008). Paralelamente recorreu-se à análise documental (Houle, 2003), através do estudo dos processos dos alunos, para apreender informações sobre os seus contextos familiares/socioculturais. Perante os resultados obtidos, constatamos que: i) existem estereótipos de género; ii) são utilizados termos alternativos para denominar partes do corpo; iii) os relacionamentos interpessoais são valorizados; iv) as brincadeiras possuem recreações de cariz sexual; v) o sexo feminino valoriza as conversas em torno dos temas amor e paixão; vi) o divórcio é explicado através da ausência de amor, da falta de respeito e da violência; vii) o questionamento do modelo tradicional de família está mais presente nas crianças que têm (ou contactam) estruturas familiares “não tradicionais”; viii) é aceite que os casais heterossexuais constituam uma família mas, mais de metade das crianças, não concorda que a homossexualidade esteja na base de uma linhagem; ix) as crianças mais novas não possuem noções temporais sobre o processo de maturação sexual e o período de gestação; x) existem conceções distintas sobre os fenómenos subjacentes à fecundação (ingestão de comida, intervenção divina, junção de uma semente a um ovo e união do espermatozoide ao óvulo); xi) as conceções sobre o nascimento centram-se na cesariana, no “parto natural” e, numa perspetiva alternativa, em “entrar dentro da mulher”; xii) 65% das crianças não conversavam sobre os assuntos da área da sexualidade; xiii) as crianças mais velhas utilizam expressões e conceitos técnicocientíficas verificando-se uma alteração conceptual no período após o ensino formal; xiv) as conceções alternativas podem ter um caráter regressivo e perdurar após a aprendizagem formal.
"Sexuality education begins in the delivery room" (Haffner, 2005:19) and accompanies us from birth to death. In this educational process, and in addition to the importance of family, the school plays a significant role in the promotion of a healthy sexuality among children and our youth. The systematisation of the most common sexuality concepts among the pupils of primary schools outlined the main objectives of our research. Therefore, we took into account the influences of the following factors: gender, age, school year and familiar/socio-cultural background. Simultaneously, we tried to understand the sexual issues children look forward to seeing clarified. In order to determine the concepts about sexuality that pupils from primary schools have, we bet on a qualitative research, privileging focus groups as specialized methodology of data collection. Respecting Bedford and Burgess's recommendations (2001, cit. Anastacio, 2007), we decided to create four focus groups which differed in gender, age and school year. The focus groups were conducted with twenty-two children from the Primary school 1.º CEB da Escola Básica da Ponte in Vila das Aves. After conducting the focus groups, we decided to use a technique which is sensitive to the interpretation of message contents and linguistic manifestations: the analysis of contents (Bardin, 2008). At the same time, we resorted to the documentary analysis (Houle, 2003), by studying the processes of the pupils, in order to learn about their familiar/ socio-cultural contexts. Given the results obtained, we found out that: i) there are gender stereotypes; ii) alternative terms are used to describe body parts; iii) interpersonal relationships are valued; iv) the games have sexually-oriented recreations; v) females value the conversations about love and passion; vi) the divorce is explained by the absence of love, lack of respect and violence; vii) the questioning of the traditional family model is more present in children who have (or contact with) "non-traditional" family structures; viii) it is accepted that heterosexual couples constitute a family, but more than half of the children do not agree that homosexuality is at the base of a lineage; ix) younger children do not have temporal notions about the process of sexual maturation and gestation period; x) there are distinct conceptions on the phenomena underlying fertilization (food intake, divine intervention, joining a seed to an egg and the union of the sperm to the egg); xi) the ideas about birth focus on cesarean section, "natural childbirth" and on "getting inside the woman", as an alternative perspective; xii) 65% of the children did not talk about the issues related to sexuality; xiii) older children use technical-scientific expressions and concepts, plus a conceptual change in the period after the formal education was observed; xiv) alternative conceptions can have a regressive character and last after formal learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e Meio Ambiente)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23695
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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