Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23576
Título: | Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão |
Autor(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Narrativas Supervisão |
Data: | 2013 |
Editora: | Autêntica Editora |
Revista: | Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores |
Resumo(s): | Este texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, situando-os na discussão de três eixos analíticos: 1) a relação e integração teoria e prática; 2) a criticidade das e nas práticas de formação e os constrangimentos e 3) a pedagogia da formação em supervisão. Terminaremos com uma discussão da necessidade de desenvolver a narratividade ao serviço da transformação do trabalho docente. Essa discussão deve ser orientada pelos valores de uma sociedade democrática, disseminando práticas de investigação narrativa que valorizem os saberes profissionais construídos pelos professores e com eles, e não sobre eles. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23576 |
ISSN: | 2176-4360 |
Versão da editora: | http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/10/35/1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quebrando os silêncios das histórias únicas- As narrativas profissionais como contranarrativas na investigação e formação em supervisão.pdf | Artigo | 359,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |