Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23576

TítuloQuebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão
Autor(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveNarrativas
Supervisão
Data2013
EditoraAutêntica Editora
RevistaFormação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
Resumo(s)Este texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, situando-os na discussão de três eixos analíticos: 1) a relação e integração teoria e prática; 2) a criticidade das e nas práticas de formação e os constrangimentos e 3) a pedagogia da formação em supervisão. Terminaremos com uma discussão da necessidade de desenvolver a narratividade ao serviço da transformação do trabalho docente. Essa discussão deve ser orientada pelos valores de uma sociedade democrática, disseminando práticas de investigação narrativa que valorizem os saberes profissionais construídos pelos professores e com eles, e não sobre eles.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23576
ISSN2176-4360
Versão da editorahttp://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/10/35/1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID