Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23467

TitleA influência das redes de relacionamento no processo de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas
Author(s)Gonçalves, Amadeu Filipe Monteiro Martins
Advisor(s)Eiriz, Vasco
KeywordsPME
Processo de internacionalização
Redes de relacionamento
Entrada nos mercados externos
SMEs
Internationalization
Networking
Entry into foreign markets
Issue date2012
Abstract(s)Sendo as pequenas e médias empresas a forma empresarial predominante em Portugal, representando cerca de 99% do total das sociedades e gerando cerca de 58% do volume de negócios totais, é fácil perceber a importância da internacionalização destas empresas para o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa. Ao longo das duas últimas décadas, assistiu-se a um aumento do comércio internacional em que muitas PME portuguesas se internacionalizaram. No que concerne à internacionalização das PME, um dos fenómenos mais marcantes diz respeito às redes de relacionamento. Vários investigadores têm confirmado que as empresas são influenciadas por redes de relacionamento no seu processo de internacionalização. Nas PME é muito importante a decisão que tomam quanto à escolha do mercado de destino e o modo de entrada. O presente trabalho de investigação tem como objetivo estudar como os diferentes tipos de redes de relacionamento influenciam a escolha do mercado de destino e o modo de entrada nesses mercados. Assim, procura-se abordar as redes como fator crítico para uma PME se internacionalizar. Esta investigação adota uma metodologia qualitativa, analisando cinco estudos de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e complementados com dados secundários. Os dados recolhidos foram transcritos e categorizados e cada empresa foi analisada, seguido de cruzamento e comparação de dados. Os resultados mostram que todas as empresas estudadas foram influenciadas por redes de relacionamentos na escolha do mercado de destino, na escolha do modo de entrada e no acesso a novas redes. No entanto nessas empresas, a escolha do mercado de destino foi mais influenciado pelas redes de relacionamento do que a escolha do modo de entrada.
As small and medium enterprises are the predominant business form in Portugal, representing about 99% of all companies and generating about 58% of total turnover, it is easy to realize the importance of internationalization of these companies for the development of the Portuguese economy and society. Over the last two decades, the increase in international trade allowed the internalization of many Portuguese’s SME. Regarding business internationalization, one of the most striking phenomena concerns network relationships. Several investigators have confirmed that companies are influenced by network relationships in their internationalization process. In SME is very important the decision regarding the choice of destination market and entry mode. This research work aims to study how different types of network relationships influence the choice of the destination market and market entry mode. Thus, we seek to address the network as critical factor for SME internationalization. This research adopts a qualitative methodology, analyzing five case studies. Data were collected through interviews and complemented with secondary data. The data collected were transcribed and categorized and each company was analyzed, followed by crossing and comparing data. The results show that all companies studied were influenced by networks relationships in the choice of the destination market, the choice of market entry mode and access to new networks. However in these companies, the choice of the foreign market was more influenced by the networks relationships than the choice of market entry mode.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23467
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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