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TitleManual de boas práticas em gestão de redes sociais no contexto organizacional: um caso real
Author(s)Lopes, Ana Isabel Nogueira
Advisor(s)Ruão, Teresa
KeywordsComunicação organizacional
Cultura organizacional
Identidade
Imagem
Internet
Web 2.0
Interatividade
Redes sociais
Facebook
Corporate communication
Corporate culture
Identity
Image
Internet
Social networking
Interactivity
Issue date2012
Abstract(s)O sucesso das marcas está, acima de tudo, na sua comunicação. Qualquer empresa necessita de sobreviver e destacar-se da concorrência, procurando alternativas viáveis e estratégias diferenciadoras, hoje mais do que nunca. Ao mesmo tempo, o público nunca teve tanto poder, sendo imensamente responsável pela reputação atribuída a cada marca no panorama atual. Posto isto, o consumidor deve ser cada vez mais ouvido e respeitado para que a sua experiência com a marca seja o mais agradável possível, beneficiando assim todas as partes envolvidas. Ora, a forma mais rápida para as marcas fortalecerem a sua imagem encontra-se nas redes sociais. A sua presença online é uma mais-valia para a comunicação e a memorização de uma empresa, que encontra nestas comunidades virtuais um espaço que privilegia a comunicação instantânea, direta e interativa com o seu público-alvo. As redes sociais são hoje ferramentas essenciais no trabalho das agências de comunicação, que gerem as páginas institucionais dos seus clientes com o intuito de estimular o interesse junto dos utilizadores da internet. O Facebook, um fenómeno isolado, é presentemente a rede social com mais utilizadores no mundo, o que justifica a sua escolha como local de privilégio onde marcas querem e devem estar. Contudo, é necessário compreender e dominar as estratégias comunicativas tão distintas destas plataformas digitais, onde todos os erros são dissecados e os êxitos passam, por vezes, despercebidos. O ambiente é intimidante para muitos profissionais, mas um risco que compensa, uma vez compreendidas as suas potencialidades. Este Relatório, escrito com base em experiência de estágio numa agência de comunicação, pretende exemplificar e dar a conhecer o importante papel das redes sociais, concretamente o Facebook, na construção de relações entre marcas e os seus públicos na comunicação online em que hoje vivemos, assim como explorar os dos e dont’s, em forma de Manual de Boas Práticas, que caracterizam a linguagem muito própria das redes sociais.
A brand’s success relays, essentially, on its communication. All companies and brands strive to stand out among the competition, seeking viable ways and outside the box strategies to survive, mostly when considered the present times. The public, however, has never been so powerful and in control, with every brand’s reputation resting in their hands. That being said, consumers need to be listened to and respected, so their brand experience is as enjoyable and pleasurable as possible, that way benefiting all parties involved. And it seems that the quickest way for brands to strengthen their image is via social networking. A brand’s online presence is the best way to communicate and still be present in the consumer’s mind, since social networks stand out as a quick, fun and interactive place where communication is the key. Managing social networking pages is nothing short of a vital capacity for any current communication agency. Facebook, currently the most used and liked social network site in the world, seems to be the right place where brands should and want to be. However, managing brands in this environment requires the understanding of very specific tools and communication strategies, since every mistake is under the microscope and not all hits get noticed. It can be intimidating for my professionals but, nonetheless, it is a risk that pays off, once its benefits are well understood. This Report, written based on a internship experience in a communication and PR agency, aims to describe and illustrate the import role of social networking (Facebook’s case in concrete), when it comes to building solid relations between brands and its publics and, at the same time, explore the dos and dont’s that distinguish the very specific language and approach of this kind of websites, in the form of a Guide of Best Practices.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23291
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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