Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23183

TitlePolíticas de accountability em Portugal
Author(s)Seabra, Filipa
Morgado, José Carlos
Pacheco, José Augusto
Issue dateFeb-2012
PublisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
Abstract(s)No presente texto pretendemos refletir sobre as principais mudanças internacionais e nacionais que têm afetado o desenvolvimento curricular em Portugal, num contexto globalizado. Para tal, recorremos ao método global/local proposto por Pinar (2006). Assumimos que vários conceitos-chave, definidos e difundidos num contexto transnacional e supranacional se têm revestido de especial relevância para a compreensão dessas mudanças. O conceito de accountability é hoje largamente reconhecido como sendo estruturante das políticas em geral, e da educação e formação, em particular. Dada a diversidade de referentes que podem ser convocados para o estudo das implicações destes conceitos na conceção e desenvolvimento do currículo, apresentamos um conjunto de reflexões e questionamentos que contribuem para a proposta de um referencial de análise no seu processo de regulação política, institucional e pedagógica. O texto inclui três pontos: globalização e accountability; o contexto português; regulação política, institucional e ideológica.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23183
Peer-Reviewedno
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Políticas de Accountability em Portugal.pdf
  Restricted access
479,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID