Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23155

TitleModelo de gestão da distribuição na indústria do calçado : estudo de caso
Author(s)Gonçalves, Susana Sofia Matias
Advisor(s)Carvalho, Maria Sameiro
KeywordsCadeia de abastecimento
Calçado
Fair allocation
Gestão de stocks
Cadeia de distribuição
Supply chain
Footwear
Fair allocation
Stock management
Chain of distribution
Issue date2012
Abstract(s)A indústria da moda tem evoluído ao longo dos tempos, assim como as exigências do consumidor. Outrora os consumidores apenas exigiam produtos com qualidade e preço aceitáveis. Agora, para além destas exigências, exigem também: design, um produto na “moda”, que siga as tendências e disponibilidade do produto. Surge, então, a necessidade de otimizar os processos das cadeias de abastecimento, nomeadamente na área do retalho do vestuário e calçado. Este trabalho é um estudo de caso na empresa Foreva – Comércio de calçado S.A., e tem como principais objetivos caracterizar o atual sistema de distribuição identificando os seus principais problemas; identificar fatores que caracterizam cada ponto de venda, permitindo a definição de um perfil associado a cada ponto de venda; desenvolver um modelo que incorpore a informação dos perfis anteriormente referidos, e permita definir a melhor estratégia de abastecimento a cada loja. Foram identificados vários problemas nos processos do sistema de distribuição da empresa e foram propostas soluções para minimizar os mesmos. Para isso foram analisados dados da empresa para definir a informação presente nos perfis de loja, e a partir desta informação foram elaborados, a título de exemplo, perfis de quatro lojas da empresa. Posteriormente foram desenvolvidos dois modelos, um de programação linear e outro baseado no modelo da fair allocation de modo a melhorar o processo de reabastecimento das lojas. As ferramentas utilizadas neste trabalho foram o SPSS, assim como, o Excel e o seu pacote Solver.
The fashion industry has evolved over time, as well as consumer demand. Once, consumers demanded only products with acceptable quality and price. Now, in addition to these requirements, also require: design, a fashion product, a product which follow the trends and product availability. Then it comes the need to optimize the processes of footwear supply chains. This paper is a case study, where the company under study is Foreva – Comércio de Calçado SA, and its main goals are: to characterize the current distribution system and identify their main problems; to identify factors that characterize each store, allowing the definition of a profile associated with each store; and to develop a model that incorporates information from the profiles, mentioned above, and allow the definition of the best strategy to supply each store. It were identified several problems in the processes of the company's distribution system and proposed solutions to minimize them. For that, company data was analyzed for determine what information should be present in the store profiles, and with this information store profiles were developed for four company stores. Later it were developed two models, a linear programming model and another based on the fair allocation approach to define the best supply strategy for a particular store. The tools used in this study were SPSS, as well as the Excel and its pack Solver.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23155
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Susana Sofia Matias Gonçalves_2012.pdf2,88 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID