Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2303

TitleData mining espacial: um estudo de caso
Author(s)Santos, Maribel Yasmina
Amaral, Luís
KeywordsDescoberta de conhecimento em bases de dados
Dados geográficos
Raciocínio espacial qualitativo
Issue dateNov-2002
PublisherAssociação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
CitationCONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 3, Coimbra, 2002 - "CAPSI 2002 : actas" [CD-ROM]. Lisboa : APSI, 2002. ISBN 972-97548-7-X.
Abstract(s)A descoberta de conhecimento em bases de dados está associada à identificação de relacionamentos implícitos existentes nos dados analisados. O processo global de descoberta de conhecimento, que passa por várias etapas, inclui a gestão dos algoritmos de Data Mining, utilizados para extrair padrões dos dados, e a interpretação dos padrões encontrados pelos mesmos. Um caso particular da descoberta de conhecimento em bases de dados diz respeito à exploração de dados referenciados espacialmente, isto é, dados que incluem referencias a objectos geográficos, localizações ou partes de uma divisão territorial. A análise destes dados impõe a verificação da componente espacial associada aos mesmos (direcções, adjacências, distâncias, …), assim como a sua influência nos restantes dados explorados, já que um objecto geográfico pode ser afectado por acontecimentos verificados em objectos vizinhos. A análise de dados espaciais, com o objectivo de descoberta de conhecimento, requer a utilização de técnicas específicas, que permitam a incorporação da semântica espacial, implícita na posição e dimensão dos objectos geográficos referenciados, no referido processo. Este documento descreve uma nova abordagem na análise de dados geo-referenciados, concretizada no sistema PADRÃO, baseada em mecanismos de posicionamento indirecto e estratégias de raciocínio espacial qualitativo. A apresentação de um estudo de caso, com a análise de uma Base de Dados que integra o Sistema de Informação de Administração do Pessoal do Exército, permitiu validar os princípios conceptuais estabelecidos para o sistema PADRÃO, assim como constatar a sua utilidade na exploração de bases de dados geo-referenciadas de grande dimensão. Este estudo de caso evidencia a identificação de relacionamentos implícitos existentes entre os dados não geográficos e os dados geográficos analisados.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2303
ISBN972-97548-7-X
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPSI2002_DME_MYS_LAA.pdf562,93 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID