Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23018

TitleMonotorização acústica em ambiente escolar
Author(s)Maia, Sandra Maria Ribeiro
Advisor(s)Almeida, A. M.
Issue date2012
Abstract(s)Desde há muito que se conhecem os efeitos prejudiciais do excesso de ruído para a população. O ambiente escolar é um dos mais prejudicados pelo ruído, pois os níveis de pressão sonora elevados comprometem o desempenho escolar, prejudicam a comunicação e a inteligibilidade da palavra e afetam as condições de trabalho e saúde da comunidade escolar. A arquitetura e os materiais de revestimento de paredes, tetos e chãos proporcionam que uma escola típica, com centenas de pessoas em movimento e a falar produzam níveis de intensidade sonora tão elevados que se torna necessário esforçar a voz para alguém se fazer ouvir junto do seu interlocutor mais próximo. Estas situações tornaram-se, infelizmente, tão usuais que quem frequenta tais ambientes acaba por se acostumar sem se aperceber. De facto, uma escola é uma fonte de intensa poluição sonora. O presente estudo tem como objetivo medir níveis de intensidade sonora em diferentes espaços da escola, identificar locais onde a intensidade sonora ultrapasse os níveis máximos indicados ainda que, em curtos intervalos de tempo, e avaliar o impacto de níveis de intensidade sonora no desempenho de alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Caminha. Pretende-se ainda verificar se o processo ensino/aprendizagem é efetuado de acordo com os níveis de ruído previstos nos termos legais. Para avaliar a sensibilidade individual ao ruído foi desenvolvido e aplicado um questionário a um universo de vinte e oito alunos do 8º ano e vinte e oito do 9º ano, vinte e dois funcionários e cinquenta e três professores (16 do segundo ciclo, 18 do terceiro ciclo e 19 do secundário) da referida escola. Foram realizadas e analisadas as medições dos níveis de pressão sonora em diversos locais da escola. Através da avaliação quantitativa, a avaliação subjetiva realizada através do questionário é um importante instrumento de validação dos resultados obtidos: medições no nível de pressão sonora. Desta forma, foi possível identificar locais com níveis sonoros acima dos valores recomendados e legislados no Regulamento Geral do Ruído. Foram realizadas duas atividades práticas: audição mono e biaural, e variação de intensidade com distância à fonte. Relativamente à primeira atividade, testou-se um individuo do qual se desconhecia a sua saúde aural. Os resultados demonstraram a importância dos dois ouvidos para a audição, pois sempre que a fonte se encontrava do lado oposto ao do ouvido livre, o ouvinte tinha dificuldade em saber de onde vinha o som. No que respeita à segunda atividade, verificou-se, apesar das condições de realização não serem as mais adequadas, que a intensidade diminui com a distância à fonte.
It is well known that excessive noise is harmfull. The school environment is one of the most affected by the noise, because the high sound pressure levels compromise school performance, communication, and word intelligibility and affect the working conditions and the health of the school community. The architecture and the coating materials of the walls, ceilings and floors affect a typical school, with hundreds of people moving around and talking, thus producing sound intensity levels so high that it is necessary to raise the voice for someone to listen to his interlocutor. Unfortunately, these situations have become so usual that people in such environments will eventually get used to it not noticing. In fact, a school is a source of intense noise pollution. The present study aims to measure sound intensity levels in different areas of the school, to identify places where the sound intensity exceeds the maximum levels recommended, even if that happens in short time intervals, and to assess the impact of sound intensity levels on the performance of students and teachers at the Basic and Secondary School of Caminha. It is also intended to observe if the teaching/learning process is running according to the noise levels stipulated in legal terms. To evaluate the individual sensitivity to the noise, a survey was developed and applied to a universe of twenty-eight students of the 8th grade, twenty-eight students of the 9th grade, twenty-two members of the staff , and fifty-three teachers (16 from the second cycle, 18 form the third cycke and 19 from the secondary level) of that school. In addition, measurements of sound pressure levels were taken in several sites of the school. The subjective evaluation carried out through the questionnaire is also an important instrument for validation of the results obtained by quantitative evaluation: sound pressure level measurements. In this way, it was possible to identify sites with sound levels above the recommended values and legislated in the Portuguese General Regulation of Noise. Two practical activities were carried out: monaural and binaural hearing, and variation in intensity with distance to the source. In the first activity, it was tested an individual of whom we did not know about his aural health. The results have shown the importance of the two ears for hearing, because whenever the source was opposite of the free ear, it was difficult for the listener to tell from where the sound was coming. In the second activity, it was observed, although the conditions were not the most adequate, that the intensity decreases with the distance to the source.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de epecialização em Física e Química)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23018
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis
CDF - FMNC - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

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