Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/22988

TitleRelatório de atividade profissional
Author(s)Campos, Olga Maria Lopes da Silva
Issue date2012
Abstract(s)Os tempos de mudança questionam o paradigma que tem regido, ao longo do tempo, o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. A diversidade de meios que permite acesso ao conhecimento desafia o professor a uma atualização constante. Isso significa que o professor está em permanente formação ao longo do seu percurso profissional. Existem vários contextos em que essa formação se pode desencadear entre os quais a elaboração de um relatório da sua atividade profissional. Atendendo à complexidade da área de conhecimento de Física e Química, foi selecionado o tema “ Da atmosfera ao Oceano: soluções da Terra e para a Terra – carater químico das soluções aquosas” como elemento que obriga a realizar uma análise retrospetiva e aprofundar o tema numa perspetiva prospetiva. Devido à reformulação dos programas da disciplina de Física e Química, ao fato de que o professor está sempre a aprender, em constante evolução e adaptação a situações novas, é fundamental a valorização da interação entre pares. As aulas de Física e de Química serão um lugar privilegiado de aprendizagem significativa desde que os temas curriculares sejam devidamente contextualizados e respondam às questões e anseios dos jovens, alertando-os para princípios éticos subjacentes às temáticas. Conteúdos relacionadas com ciência, tecnologia, sociedade e ambiente são primordiais para a literacia científica e potenciadores de vivências, promovendo a estratégia de aprender a aprender de forma sistemática e contínua.
The changing times question the paradigm that has ruled, throughout the years, the role of the teacher in the teaching-learning process. The great diversity of means that enables the access to knowledge challenges the teacher to a permanent updating. This signifies that the teacher is in a continuous process of training during his professional course. There are several contexts for the development of that training, including the elaboration of a report of his professional activity. Having into account the complexity of the Physics and Chemistry area of knowledge, we selected the theme “From the atmosphere to the Ocean: solutions from the Earth and to the Earth – the chemical character of the water solutions”, as a factor that makes us perform a retrospective analysis as well as deepen the theme in a prospective perspective. Due to the reformulation of the syllabus of Physics and Chemistry and to the fact that the teacher is always learning, in a constant evolution and adaptation to new situations, the interaction among peers assumes an essential role. The Physics and Chemistry classes are a privileged place for significant learning as long as the curricular themes are properly contextualized and respond to the questions and anxieties of young people, calling their attention to the ethical principles underneath the themes. Science, technology, society and environment related contents are fundamental to the scientific literacy and promotion of experiences, enhancing the strategy of learning to learn in a continuous and systematic way.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/22988
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Olga Maria Lopes da Silva Campos.pdf
  Restricted access
2,18 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID