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https://hdl.handle.net/1822/22946
Title: | Rapid prototyping of ubiquitous computing environments |
Author(s): | Silva, José Luís Cardoso |
Advisor(s): | Campos, J. Creissac Harrison, M. D. |
Keywords: | Ubiquitous and context-aware computing Analysis Modelling Prototyping 3D virtual environments User experience Computação ubíqua e ciente do contexto Análise Modelação Prototipagem Ambientes virtuais 3D Experiência do utilizador |
Issue date: | 6-Nov-2012 |
Abstract(s): | Ubiquitous computing raises new usability challenges that cut across design and development.
We are particularly interested in environments enhanced with sensors, public displays
and personal devices. How can prototypes be used to explore the users' mobility and interaction,
both explicitly and implicitly, to access services within these environments? Because of
the potential cost of development and design failure, these systems must be explored using
early assessment techniques and versions of the systems that could disrupt if deployed in the
target environment. These techniques are required to evaluate alternative solutions before
making the decision to deploy the system on location. This is crucial for a successful development,
that anticipates potential user problems, and reduces the cost of redesign.
This thesis reports on the development of a framework for the rapid prototyping and
analysis of ubiquitous computing environments that facilitates the evaluation of design alternatives.
It describes APEX, a framework that brings together an existing 3D Application
Server with a modelling tool. APEX-based prototypes enable users to navigate a virtual world
simulation of the envisaged ubiquitous environment. By this means users can experience
many of the features of the proposed design. Prototypes and their simulations are generated in
the framework to help the developer understand how the user might experience the system.
These are supported through three different layers: a simulation layer (using a 3D Application
Server); a modelling layer (using a modelling tool) and a physical layer (using external devices
and real users). APEX allows the developer to move between these layers to evaluate
different features. It supports exploration of user experience through observation of how users
might behave with the system as well as enabling exhaustive analysis based on models.
The models support checking of properties based on patterns. These patterns are based on
ones that have been used successfully in interactive system analysis in other contexts. They
help the analyst to generate and verify relevant properties. Where these properties fail then
scenarios suggested by the failure provide an important aid to redesign. A computação ubíqua levanta novos desafios de usabilidade transversais ao seu desenvolvimento e design. Estamos particularmente interessados em ambientes enriquecidos com sensores, ecrãs públicos e dispositivos pessoais e em saber como podem ser utilizados protótipos na exploração da mobilidade e interação, implícita e explicita, dos utilizadores de forma a acederem a serviços desses ambientes. Devido às potenciais falhas do design proposto e aos elevados custos associados ao seu desenvolvimento, as características destes sistemas devem ser exploradas utilizando versões preliminares dos mesmos dado que estes podem vir a falhar quando implementados no destino, tornando a sua utilização inaceitável. Essas técnicas são necessárias por forma a avaliar soluções alternativas antes de decidir implementar o sistema fisicamente. Isto é crucial para um desenvolvimento com sucesso que antecipe potencias problemas do utilizador e reduza os custos de redesign. Esta tese descreve o desenvolvimento de uma ferramenta para a prototipagem rápida e análise de ambientes de computação ubíqua como suporte à avaliação de designs alternativos. É apresentado a APEX, uma plataforma que junta um servidor de aplicações 3D com uma ferramenta de modelação. Os protótipos baseados na APEX permitem aos seus utilizadores finais navegarem numa simulação 3D do ambiente ubíquo projetado. Desta forma muitas das características do design proposto podem ser experienciadas pelos utilizadores. Os protótipos e respetivas simulações são gerados na plataforma para ajudar os designers/developers a entender como é que os utilizadores podem experienciar o sistema. Os protótipos são suportadas através de três camadas: a camada de simulação (utilizando um servidor de aplicações 3D); a camada de modelação (utilizando uma ferramenta de modelação) e uma camada física (utilizando dispositivos externos e utilizadores reais). A plataforma possibilita aos designers/ developers moverem-se entre estas camadas de forma a avaliar diferentes características do sistema, desde a experiencia do utilizador até ao seu comportamento através de uma analise exaustiva do sistema ubíquo baseada em modelos. Os modelos suportam a verificação de propriedades baseadas em padrões. Estes padrões são baseados em padrões existentes e já utilizados com sucesso, noutros contextos, na análise de sistemas interativos. Eles auxiliam a geração e verificação de propriedades relevantes. O local onde estas propriedade falham sugere um cenário de falha que fornece uma ajuda importante no redesign do sistema. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de doutoramento em Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22946 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | DI/CCTC - Teses de Doutoramento (phd thesis) |
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