Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22944

TítuloContextos e oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional : um estudo com professores de informática
Autor(es)Correia, Ermelinda de Lurdes Salgado
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Data8-Nov-2012
Resumo(s)Este trabalho tem como objetivo principal o estudo da formação e desenvolvimento profissional dos professores de Informática, tendo em conta o seu percurso formativo, o modo como encaram o ensino, as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional no local de trabalho, bem como as condições e recursos dos contextos em que exercem funções docentes. Tendo por base os objetivos propostos nesta investigação, e ao pretendermos estudar a Formação e Desenvolvimento Profissional dos professores de Informática no seu contexto de trabalho, o estudo partiu essencialmente das perceções dos docentes. Para isso, optámos por realizar uma investigação mista, combinando a abordagem quantitativa (numa 1ª fase) e qualitativa (na 2ª fase), utilizando questionários e entrevistas semi-directivas, embora com maior pendor qualitativo e numa lógica colaborativa, através da implementação de um projeto de investigação-ação (2ª fase), envolvendo um grupo de professores de Informática. Neste estudo, numa primeira fase, participaram 520 professores que lecionavam disciplinas de Informática e/ou Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, numa segunda fase, 10 professores, que participaram num projeto de investigação-ação. Os resultados obtidos sugerem que a formação inicial dos professores de Informática não é especialmente vocacionada para o ensino, embora a considerem como uma mais-valia para a componente tecnológica das suas práticas. Relativamente à formação contínua, os dados revelam que, se, por um lado, os professores defendem, maioritariamente, que deve responder a necessidades a longo prazo, por outro, sobressai uma indefinição sobre se a formação deve centrar-se no desenvolvimento de destrezas de atividades centradas na sala de aula ou no desenvolvimento individual. Esta situação deve-se à natureza da sua área de conhecimento técnico, levando os professores de Informática a «dependerem» da formação contínua, fator apresentado como a principal motivação para a sua procura, reconhecendo também que é um meio de desenvolverem as suas destrezas, competências e conhecimentos técnicos imprescindíveis às suas práticas, embora admita No que respeita às oportunidades de desenvolvimento profissional, os professores apresentam uma visão positiva, valorizando mais as oportunidades a nível coletivo do que individual. Reconhecem como fatores potenciadores do seu desenvolvimento profissional a colaboração e a formação em contexto de trabalho e como fatores inibidores, principalmente, a falta de tempo para se reunirem e refletirem sobre as condições do seu trabalho, bem como a falta de espaços e de oportunidades para trabalharem em equipa. Os resultados desta investigação evidenciam também a ideia de que os professores apresentam conceções positivas sobre trabalho colaborativo, embora, na prática, remetam para uma colaboração confortável, salvaguardando os interesses do grupo numa lógica de balcanização da cultura escolar. É ainda de salientar o facto de os professores de Informática sentirem que o caráter inovador das disciplinas que leccionam e dos projetos que dinamizam e coordenam ter grande visibilidade na comunidade escolar, com repercussão no seu desenvolvimento profissional. Daí que estes professores, muitas vezes, atuem simultaneamente como consumidores de formação contínua, imprescindíveis às suas práticas, e como formadores dos seus colegas, no âmbito das novas tecnologias necessárias à inovação do processo de ensino-aprendizagem, principalmente em contexto de sala de aula. Por conseguinte, o papel que as novas tecnologias adquirem no campo da educação poderá funcionar como a «mola» para o desenvolvimento profissional dos professores de Informática e constituir um «elo de ligação» no que se refere ao desenvolvimento profissional dos seus colegas.
This dissertation aims at studying training and professional development of teachers of Informatics, by analysing their training path, the ways in which they look at teaching, their learning and professional development opportunities at the workplace as well as the conditions and resources of the contexts in which they work. Bearing in mind the objectives of the research project, and aiming at investigating training and professional development of teachers of Informatics at their workplace, the study focused upon teachers‟ own perceptions. Thus, a combination of both quantitative and qualitative methodologies was used, quantitative during phase 1 and qualitative at phase 2, using questionnaires and semi-structured interviews respectively. An action-research approach was also used at phase 2 of the project involving a group of teachers of Informatics. At phase one 520 teachers teaching Informatics and/or ICT responded to the questionnaire and at phase two 10 participated at the action-research project. Findings suggest that initial teacher training of teachers of Informatics is not directly related to teaching, even though they recognize its added-value in terms of the technological dimension of their practice. As far as INSET is concerned, data reveal that teachers state it should responde to long term needs, but on the other hand indefinition emerged in regard to training focused at the development of activities centred at the classroom or individual development. This situation is related to the specific nature of the technical field of knowledge in so far as Informatics‟ teachers rely on INSET in terms of main motivation as it is seen as a mean to develop their skills, competencies and technical knowledge which are essential to their practice. However, they also recognise that INSET should take into account the development of the school. In regard to the opportunities for their professional development, teachers reveal a positive view, valuing more the collective opportunities rather than the individual ones. They also recognise as positive factors influencing their professional development issues such as collaboration and training at the workplace. In terms of factors hindering professional development they refer to lack of time to meet and to reflect about their working conditions as well as lack of spaces and opportunities to work together. Findings also point to positive views of collaboration even though in practice contrived collegiality emerged from the data, stressing the interests of the group within a balkanized school culture. It is worth noting that Informatics‟ teachers feel that the innovative dimension of their subjects and the projects in which they are involed have great visibility at the school community with implications for their professional development. Thus, they act both as consumers of INSET, which is seen as key to their practice, and as trainers of their colleagues in the field of ICT important to the innovation of the teaching-learning process, especially in the classroom context. As such, the role of ICT in education may act as a lever to their professional development and as a link to the professional development of their colleagues.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22944
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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