Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2292

TitleComparação entre metodologias para a definição de zonas urbanas homogéneas baseadas na densidade populacional
Author(s)Ramos, Rui A. R.
Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
KeywordsAnálise exploratória de dados espaciais
Zonas urbanas
Issue dateSep-2004
PublisherEdições Almedina, S.A.
Citation"Contribuições para o desenvolvimento sustentável em cidades Portuguesas e Brasileiras". Coimbra : Livraria Almedina, 2004. ISBN 972-40-2346-X. p. 211-219.
Abstract(s)O objectivo desta comunicação é apresentar uma comparação entre duas abordagens para delimitação de áreas urbanas homogéneas que se baseiam na hipótese de que a densidade populacional, na ausência de outras medidas que descrevam os movimentos dos indivíduos, permite avaliar, ainda que indirectamente, o nível de actividade e dinâmica do território. A primeira abordagem recorre a técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais para delimitar regiões a partir de zonas que podem ser consideradas como uniformes, relativamente à variável analisada. A outra abordagem recorre à atribuição de um índice, resultante do seu ranking relativamente à variável em análise num contexto espacial, tanto local como nacional, a cada uma das zonas censitárias. O índice obtido varia entre 0 e 1 e é mais próximo da unidade quando a zona é relevante tanto ao nível local como ao nível nacional e vai reduzindo de valor conforme a zona vai perdendo importância em qualquer dos níveis. Assim, pela análise do índice obtido para cada zona e pela agregação de áreas vizinhas com índice elevado é possível delimitar regiões consideradas uniformes. O caso de estudo aqui descrito, conduzido em Portugal para fins de comparação das abordagens propostas, mostra que apesar de ambas recorrerem a dados censitários da população residente e à agregação de sectores censitários vizinhos que possuem características similares, os resultados podem ser sensivelmente diferentes.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2292
ISBN972-40-2346-X
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-PT - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
972402346x_14.pdf474,75 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID