Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22855
Título: | Das reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências |
Autor(es): | Leite, Laurinda Dourado, Luís |
Palavras-chave: | Reorganização curricular Ensino básico Actividades laboratoriais Professores de ciências Representações de práticas |
Data: | Jul-2007 |
Editora: | Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) |
Revista: | Boletim Paulista de Geografia |
Resumo(s): | As reformas e reorganizações curriculares realizadas em Portugal ao longo dos últimos 30 anos têm tido repercussões nas disciplinas de ciências, designadamente no que respeita à componente laboratorial. Com a Reorganização Curricular do Ensino Básico (RCEB), iniciada em 2001, esta componente tornou-se obrigatória e a duração dos tempos lectivos foi alargada, entre outros, para facilitar a realização de actividades laboratoriais. Neste artigo comparam-se as representações de 298 professores de ciências do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico relativas às práticas de implementação de actividades laboratoriais, antes e após a RCEB. Ao contrário do que seria de esperar, a RCEB não parece ter conduzido a alterações relevantes nas representações que os professores têm das suas próprias práticas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22855 |
ISSN: | 0006-6079 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Das reformas curriculares as praticas em sala de aula.pdf Acesso restrito! | Documento principal | 3,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |