Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/22855

TitleDas reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências
Author(s)Leite, Laurinda
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
KeywordsReorganização curricular
Ensino básico
Actividades laboratoriais
Professores de ciências
Representações de práticas
Issue dateJul-2007
PublisherAssociação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
JournalBoletim Paulista de Geografia
Abstract(s)As reformas e reorganizações curriculares realizadas em Portugal ao longo dos últimos 30 anos têm tido repercussões nas disciplinas de ciências, designadamente no que respeita à componente laboratorial. Com a Reorganização Curricular do Ensino Básico (RCEB), iniciada em 2001, esta componente tornou-se obrigatória e a duração dos tempos lectivos foi alargada, entre outros, para facilitar a realização de actividades laboratoriais. Neste artigo comparam-se as representações de 298 professores de ciências do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico relativas às práticas de implementação de actividades laboratoriais, antes e após a RCEB. Ao contrário do que seria de esperar, a RCEB não parece ter conduzido a alterações relevantes nas representações que os professores têm das suas próprias práticas.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/22855
ISSN0006-6079
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Das reformas curriculares as praticas em sala de aula.pdf
  Restricted access
Documento principal3,09 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID