Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/22607

TítuloA Escala do Porto
Autor(es)Fernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santos
Palavras-chaveEscola do Porto
Estádio de Braga
Koolhaas
Sublime
DataJun-2004
EditoraUniversidade do Minho. Departamento Autónomo de Arquitectura
RevistaLaura : Revista de Cultura Arquitectónica.
CitaçãoFernandes, Eduardo, "A Escala do Porto" em Laura. Revista de Cultura Arquitectónica # 2. Guimarães, Departamento Autónomo da Universidade do Minho, Junho 2004.
Resumo(s)No estádio de Braga, se é notável a capacidade do edifício se assumir, em simultâneo, como objecto na paisagem e como parte integrante desta, demonstrando que a sua dimensão Sublime não tem, forçosamente de implicar uma atitude anticontextualista, se é admirável como a obra consegue manter a simplicidade de um gesto minimal numa escala “Bigness”, sem que isso implique perder “verdade” na relação contentor-conteúdo (são os aspectos funcionais, sobretudo, que pagam os custos desta honestidade...), é sobretudo extraordinário o modo como este monumento consegue, apesar das críticas, chamar a si o reconhecimento praticamente unanime da qualidade da sua arquitectura, encarada enquanto arte (não só nos meios eruditos, mas também, e sobretudo, nos meios populares).
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/22607
ISSN1645-832X
Arbitragem científicano
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:EA - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A escala do Porto (repositorium).pdf172,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis