Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22153
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Filipa | - |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-03T11:26:16Z | - |
dc.date.available | 2013-01-03T11:26:16Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/22153 | - |
dc.description.abstract | Os níveis de literacia matemática, nos estudantes portugueses, têm vindo a ser uma preocupação para aqueles que observam os resultados insatisfatórios nas provas nacionais. O crescente menosprezo dos alunos face à matemática conduz a que os profissionais de educação repensem nas suas práticas. A presente investigação surge pelas inquietações de uma das investigadoras ao constatar no terreno a desmotivação dos seus alunos relativamente à aprendizagem da matemática. No âmbito de um estágio curricular de mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação de caráter exploratório na tentativa de compreender os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos. A investigação, de natureza essencialmente qualitativa, desenvolveu-se ao longo de 15 semanas com apresentação de propostas lúdicas em 6 sessões, numa sala do 2ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com um total de 26 alunos. Esta investigação teve também uma natureza quantitativa sustentada num questionário e em fichas de avaliação. Os resultados obtidos sugerem dois aspetos essências, um que se prende com a motivação para a aprendizagem da matemática e um outro sobre os efeitos práticos do jogo na aprendizagem, por parte das crianças, dos conhecimentos matemáticos. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Aprender matemática | por |
dc.title | Jogar com conteúdos matemáticos | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/114 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 104 | por |
oaire.citationEndPage | 132 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | Universidade de Aveiro | por |
oaire.citationTitle | Indagatio Didactica | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
sdum.journal | Indagatio Didactica | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Indagatio Didactica 2012.pdf | Documento principal | 982,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |