Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22153

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Filipa-
dc.contributor.authorMamede, Ema-
dc.date.accessioned2013-01-03T11:26:16Z-
dc.date.available2013-01-03T11:26:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-3582-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22153-
dc.description.abstractOs níveis de literacia matemática, nos estudantes portugueses, têm vindo a ser uma preocupação para aqueles que observam os resultados insatisfatórios nas provas nacionais. O crescente menosprezo dos alunos face à matemática conduz a que os profissionais de educação repensem nas suas práticas. A presente investigação surge pelas inquietações de uma das investigadoras ao constatar no terreno a desmotivação dos seus alunos relativamente à aprendizagem da matemática. No âmbito de um estágio curricular de mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação de caráter exploratório na tentativa de compreender os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos. A investigação, de natureza essencialmente qualitativa, desenvolveu-se ao longo de 15 semanas com apresentação de propostas lúdicas em 6 sessões, numa sala do 2ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com um total de 26 alunos. Esta investigação teve também uma natureza quantitativa sustentada num questionário e em fichas de avaliação. Os resultados obtidos sugerem dois aspetos essências, um que se prende com a motivação para a aprendizagem da matemática e um outro sobre os efeitos práticos do jogo na aprendizagem, por parte das crianças, dos conhecimentos matemáticos.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJogopor
dc.subjectAprender matemáticapor
dc.titleJogar com conteúdos matemáticospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/114por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage104por
oaire.citationEndPage132por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade de Aveiropor
oaire.citationTitleIndagatio Didacticapor
oaire.citationVolume4por
sdum.journalIndagatio Didacticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Indagatio Didactica 2012.pdfDocumento principal982,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID