Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/21708

TitleOptimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
Author(s)Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da
Advisor(s)Meireles, José F.
KeywordsAnálise estática não-linear
ANSYS
Barreiras de protecção rodoviária
Capacidade de contenção
Deformação plástica
EN 1317
Prumo
UPN120
C125
Espaçador
Non-linear static analysis
Road safety barriers
Containment capacity
Plastic deformation
Post
Spacer
Issue date2011
Abstract(s)A presente tese de mestrado expõe o estado da arte das barreiras de protecção rodoviária, com incidência mais profunda nas barreiras metálicas mais usuais, área de estudo deste trabalho. De modo a executar uma análise fidedigna, é descrita previamente a curva do material, obtida experimentalmente, que posteriormente é tratada de modo a obter a curva verdadeira do material para introdução no programa. As análises executadas são de cariz estático, estudando de forma individual estes dois elementos. Como se pretende verificar o comportamento plástico das mesmas, o estudo numérico recorre ao programa ANSYS que permite o estudo não-linear e plástico nas suas análises. Neste trabalho são executadas análises das ligações (prumo e espaçador) das barreiras de protecção rodoviária com vista ao entendimento do seu comportamento de deformação, comparando dois tipos de perfis, o UPN120 e o C125, retirando por fim as equações que descrevem o comportamento das diferentes estruturas, de modo a poder aplicar as análises numéricas a casos reais de colisão.
The present master degree dissertation exhibits the state of the art of the road safety barriers with special focus in the most usual metallic barriers, subject area of this work. In order to perform a realistic analysis, it is done an experimental test to obtain the stress-strain curve, which will be treated so the true stress-strain curve can be obtained in order to introduce it in the software. The analyses performed are static, and the two structures are independently analysed. In order to study the plastic behaviour in these structures, this work uses software that allows the non-linear and plastic behaviour in its analyses, the ANSYS. In this work are performed connection analyses (post and spacer) of the road safety barriers in order to understand their deformation behaviour, comparing the two post types, the UPN120 and the C125, achieving the final formulation that describes its behaviour, in order to able to apply that formulation in real crash cases.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia de Mecânica
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21708
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Bruno Silva_2011.pdf7,69 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID