Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/21542

TitleImpacto das camadas superficiais dos pavimentos nos mapas de ruído – casos de estudo
Author(s)MacDade, A.
Cardoso, C.
Freitas, Elisabete F.
Inácio, O.
KeywordsMapa de ruído
Ruído rodoviário
Simulação numérica
SPB
CPB
Noise map
Traffic noise
Numerical simulation
Issue dateOct-2012
PublisherSpa
Abstract(s)Apesar do elevado esforço de desenvolvimento de pavimentos rodoviários de baixo ruído na Europa, este assunto é ainda por vezes tratado sem o rigor adequado, nomeadamente na elaboração de mapas de ruído. Os software de simulação numérica utilizados correntemente contêm, por defeito, pavimentos com diferentes características acústicas, mas não necessariamente aqueles que são utilizados nos diferentes países. Este aspecto é ainda mais relevante aquando da calibração de mapas de ruído através de medições in situ. Este trabalho apresenta a aplicação de resultados de medições de ruído de passagem de veículos rodoviários (pass-by noise) para a obtenção da potência sonora associada, a mapas de ruído em diferentes localizações com diferentes tipos de pavimentos. A metodologia e resultados são discutidos com base em simulações no software CADNA-A. Os resultados obtidos demonstram a importância do conhecimento das características específicas do pavimento utilizado para a correcta calibração do mapa de ruído.
Despite the effort in developing low-noise road surfaces in Europe, this matter is still regarded without proper detail, in subjects such as calculating noise maps. The most used numerical simulation software deals with this issue well by incorporating different types of road pavements. However, these are not necessarily the ones being used in the different countries. This aspect is further relevant when calibrating noise maps from in situ measurements. This work presents the results of measurements using the SPB and CPB (pass-by noise methods) to calculate the associated sound power, and their application to the calculation of noise maps in different locations and different road surfaces. The methodology and results are discussed based on simulations carried out with CADNA-A software. The results show the importance of the knowledge of the specific characteristics of the road surface used in order to obtain an adequate calibration of noise maps
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21542
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CI_acustica_Mc.pdf664,32 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis