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TítuloDeterminantes da escolha de marcas de telemóveis : uma investigação empírica
Autor(es)Soares, Guilhermina de Fátima Carvalho Vieira
Orientador(es)Botelho, Anabela
Data2012
Resumo(s)Num mercado competitivo como o mercado Português no setor das Telecomunicações, é de extrema importância identificar o que leva o consumidor a fazer as suas opções de escolha por determinada marca de telemóveis. De facto, o conhecimento das preferências dos consumidores é indispensável ao desenho de boas estratégicas comerciais que permitam às empresas manter e captar novos clientes e aumentar o seu número de vendas. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal averiguar em que medida a marca de telemóveis é importante para os consumidores Portugueses, bem como identificar os fatores que influenciam as opções de compra de diferentes marcas de telemóveis por parte destes consumidores. Constitui objetivo adicional do estudo averiguar se existe ou não inércia na escolha de marcas de telemóveis por parte dos consumidores Portugueses. Para concretizar os objetivos deste estudo foi elaborado um inquérito dirigido a clientes que efetivaram a compra de telemóvel numa agência de um operador de telecomunicações na cidade de Braga. De entre os resultados encontrados, salienta-se que a marca dos telemóveis é importante na escolha para a grande maioria dos indivíduos, recaindo esta mais frequentemente sobre a marca Nokia. A escolha das marcas por parte dos consumidores Portugueses é afetada por vários fatores específicos ao indivíduo e às marcas, tal como vistos sob a perspetiva dos consumidores. Com a exceção dos que compram a marca Nokia, os consumidores Portugueses não registam níveis elevados de inércia no que concerne à escolha de marcas.
In a competitive market as the Portuguese market in the telecommunications sector, it is extremely important to identify what leads consumers to make their choice of particular brands of mobile phones. In fact, knowledge of consumer preferences is essential to the design of good strategies allowing companies to maintain and attract new customers. In this sense, this study’s main goal is to ascertain to what extent the brand of mobile phones is important to Portuguese consumers, as well as identify the factors that influence the options to buy different brands of mobile phones by these consumers. A further objective of this study is to ascertain whether there is inertia in the choice of brands of mobile phones by Portuguese consumers. In order to achieve these goals, a survey was designed and conducted in an agency of a mobile telecommunications operator in the city of Braga. The survey was applied only to customers who actually bought a mobile phone in the agency. Among the findings of this study, it is noted that the brand of mobile phones is important in the choice of mobile phones for most individuals, and Nokia is the brand most often bought by these consumers. The choice of brands by Portuguese consumers is affected by several factors specific to the individual and to the brands, as seen from their perspective. With the exception of those who buy the Nokia brand, Portuguese consumers do not reveal high levels of inertia with respect to the choice of brands.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia e Política das Telecomunicações
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21321
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
GAI - Dissertações de Mestrado
NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses

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