Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/21285

TitleEducação física escolar: uma perspectiva nas questões empreendedoras
Other titlesEducation physique à l’ecole: une perspective pour les question d’entreprenariat
Author(s)Nascimento, Dalton Arnoldo
Cunha, António Camilo
KeywordsMudança
Inovação
Educação física
Empreendedorismo
Changement
Inovation
Education physique
Entrepreunariat
Issue dateMay-2007
PublisherUniversidade do Minho
Abstract(s)A incursão da educação física na área das Ciências Humanas é recente. Tradicionalmente, esta disciplina recebeu uma grande influência das Ciências Naturais. No caso da educação física mostrou-se determinante pela sua atuação sobre e por meio do corpo. O fato é que, por considerar o corpo somente uma entidade biológica, a educação física atua homogeneamente, tendendo à universalização de seus procedimentos metodológicos. Segundo Sebarroja (2001, p.144), "o corpo é mais do que um conjunto constituído de músculos e de ossos: nele estão tatuados os signos sociais que expressam a cultura de um povo". Atuar sobre esse corpo significa atuar sobre a sociedade que lhe dá referência. Reconhecendo ser a aula o ambiente privilegiado para se desenvolver o processo de inclusão dos alunos nos conteúdos propostos pelo professor de educação física, não podemos deixar de estar atentos quanto às formas de envolvimento dos alunos nas formas de organizar e gerir o próprio currículo, na escola e na dinâmica da aula numa dinâmica empreendedora.
L’incurtion de l’education physique dans le domaine des Sciences Humaines est recente. Traditionnellement, elle a reçu une grande influence des Sciences Naturelles, qui a été determinante pour son atuation sur le corps humains et grâce à lui. En fait, pour consider le corps seulemente comme une entité biologique, l’education physique agit de manière homogène, tentant l’universalisation de ses procédés méthodologiques. Selon Sebarroja (2001, p.144), “le corps est plus qu´un ensemble constitué de muscles et d’os, dans celui-ci sont tatoués les signes sociaux qui expriment la culture d’un peuple”. Agir sur ce corps signifie donc agir sur le societé qui lui donne sa reference. En reconnaissant le cours d’éducation physique comme le milieu privilégié pour developper le procédé d’intégration des élèves aux contenus proposés par le professeur, nous ne pouvons laisser d’être attentif aux formes de participation des élèves pour organiser et d´administrer leur formation, à l’ecole et pendant les cours, ceci fait à l aide d´une dynamique d’entreprenariat.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/21285
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nascimento, Cunha. Educação Física Escolar uma perspectiva. III Seminário 2007.pdfNASCIMENTO, D. & CUNHA, A.C. (2007). Educação Física Escolar: uma perspectiva nas questões empreendedoras63,29 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID